2013 se foi. Muita coisa aconteceu no ano que terminou. Mas, isso tudo já é passado. Chegou 2014 e, com certeza, esse é um ano decisivo no transporte público, nas esferas local e nacional.
Em solo potiguar, ao que parece, finalmente vai sair a licitação do transporte público em Natal. Algo que é empurrado com a barriga há vários anos, o certame agora enfrenta problemas com os permissionários do transporte opcional. Esperamos que o imbróglio não seja tão grande a ponto de atrasar mais ainda um processo que já está bem atrasado.
Nacionalmente, se tudo der certo, a licitação do transporte interestadual vai, enfim, sair do papel. Com esse certame, a ANTT promete uma nova cara no transporte entre Estados via ônibus no Brasil. Veremos novas empresas operando em locais nunca antes operados e outras crescendo cada vez mais. Só que, com certeza, quem ganhará será o usuário, com um transporte de qualidade e mais barato.
Outro ponto que é bastante aguardado em 2014 é a renovação de frota em Natal. O ano que terminou foi decepcionante nesse quesito: Apenas 5 ônibus novos e cerca de duas dezenas de veículos usados. Teve empresa que não trouxe nada em 2013: nem zero, nem usado. Com a proximidade da Copa do Mundo, tendo que mostrar bons serviços para os turistas que aqui estarão, com certeza uma frota mais nova deverá ser exigida.
A nível nacional, as renovações de frota em outros Estados prometem muito neste ano. Com o lançamento, em 2013, de vários modelos e chassis, sejam urbanos ou rodoviários, muitas novidades são esperadas nos mais diversos lugares do país. O maior beneficiado, com certeza, será o meio ambiente, através das normas ambientais de 2012 que já estão totalmente estabelecidas.
Porém, o grande destaque em 2014, certamente, será a Copa do Mundo. Não pelos jogos e pela competição em si, mas na infraestrutura das cidades. O Brasil finalmente será testado em um grande evento para provar que sua mobilidade urbana estará eficiente. Nos meses de junho e julho, veremos se os esforços das autoridades valerão a pena, além de deixarem um legado positivo para os brasileiros.
Então, bola pra frente. 2014 está só começando e, nesta primeira sexta-feira do ano, os prognósticos estão feitos. Torcemos que, na última sexta-feira, em 26 de dezembro, possamos escrever que todos eles foram cumpridos.