CBTU planeja linha de VLT entre Ribeira e Campus da UFRN

A técnica da CBTU, Dulce Albuquerque, apresentou nesta quinta, 19, o anteprojeto de modernização do sistema de trens urbanos da RMN, durante o Seminário: O VLT no Plano Estratégico da Região Metropolitana de Natal. O evento contou com a presença de várias autoridades políticas e representações da Caixa Econômica, Banco do Brasil, DNIT, UFRN, entre outras. Também foram transmitidas as mensagens de apoio do Ministro Garibaldi Filho, Senador Paulo Davim, do Presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves e de vários deputados federais do RN.
O anteprojeto foi amplamente debatido nas duas mesas temáticas formadas durante o evento. A primeira reuniu as maiores autoridades técnicas do RN no assunto, entre elas, o Dr. em engenharia do transporte, Enilson Medeiros. A segunda mesa, mediada pela Deputada Federal Fátima Bezerra, pôs em pauta a viabilização do projeto, através do debate político com prefeitos, vereadores e deputados.
A Deputada parabenizou a iniciativa do superintendente, João Maria Cavalcanti, se colocando a disposição para continuar na busca de recursos junto ao Governo Federal, a fim de garantir a implantação do VLT na grande Natal. Ao final do evento, foi aprovado o encaminhamento da Dep. Fátima Bezerra, para que a CBTU, na figura do seu superintendente, passe a partir de fevereiro, a articular e gerenciar todas as demandas de discussões do Projeto VLT na RMN, junto as Câmaras de Vereadores, Prefeituras e Assembleia Legislativa do Estado do RN.
Os participantes demonstraram total interesse pelo projeto e se comprometeram em apoiar a CBTU para que o processo de modernização do sistema ocorra o mais breve possível. O superintendente João Maria Cavalcanti ficou bastante satisfeito com o resultado. “Colocar a CBTU no centro da agenda política do Rio Grande do Norte, para articular e gerenciar o debate do Projeto de Modernização do Sistema Ferroviário de Natal, foi algo que estava acima de nossas expectativas, o que demonstra que estamos no caminho certo em iniciar o projeto”, afirmou.
Modernização do sistema e VLT: Uma proposta de nova malha ferroviária a ser implantada em Natal e na Região Metropolitana foi apresentado nessa quinta-feira (19) pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos. Dentro do projeto, que será discutido com órgãos municipais, há proposta de integração das ferrovias, através dos Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), ao sistema de transporte público da cidade, inclusive com linhas passando pela região central.
A proposta é criar três novos ramais. Pelo projeto, o veículo de superfície terá uma das linhas fazendo o percurso Ribeira-Campus da UFRN via avenida Jaguarari. Além dessa, um anel viário também na área central vai interligar todas as sete linhas a para atender os passageiros da Grande Natal.
Conforme projeto apresentado ontem pela CBTU Natal, sete linhas estão contempladas nesse processo de modernização do sistema de trens urbanos, que implantará 12 VLTs e alcançará quatro novos municípios: Nísia Floresta, São José de Mipibu, Macaíba e São Gonçalo do Amarante, além dos já contemplados Natal, Ceará-Mirim, Extremoz e Parnamirim. Cada veículo terá três vagões com capacidade total para 600 passageiros. A estimativa é transportar 60 mil passageiros diariamente.
O custo estimado em R$ 6 milhões sofreu acréscimo de R$ 4 milhões após a inclusão de trecho 17 quilômetros que vai ligar Natal a Parnamirim. Apesar da ampliação das linhas conforme projeto apresentado, o superintendente da CBTU, João Maria Cavalcanti, lembra que o pré-projeto reaproveitaria as linhas já existentes, apenas reparando possíveis danos nos trilhos, bem como quatro estações atuais. “Serão trinta estações novas, sendo quatro reformadas e 26 construídas”, explica.
Para integrar trens e sistema de ônibus, o projeto prevê estações incorporadas ao mapa viário da cidade, unindo os transportes ferroviário e rodoviário. A técnica da CBTU Dulce Albuquerque lembra que esses veículos poderão circular livremente pelas ruas da cidade. “Os VLTs possuem um sistema de frenagem melhor até que o dos ônibus. São veículos leves e por isso conseguem frear e acelerar rapidamente, diferente dos trens tradicionais, que pesam toneladas. Carros e bicicletas, por exemplo, podem circular livremente junto aos VLTs”, explica Dulce.
A integração física entre trens e ônibus é considerada pelas autoridades, apesar de ainda não discutirem efetivamente uma bilhetagem única. “O que será feito é uma integração com o sistema de ônibus, de forma física. As estações serão próximas às paradas de ônibus, possivelmente até a mesma parada, facilitando o transporte e a mudança de veículos pela população”, disse Cavalcanti.
Já o secretário adjunto de Transportes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Clodoaldo Cabral, considera de forma mais imediata essa integração física e, futuramente, a possibilidade de um bilhete único, com tarifa diferenciada, para passageiros utilizarem trem e ônibus numa mesma viagem. “A estação do Soledade, onde há uma estação e uma parada de ônibus, já faz parte dessa integração física”, afirma Clodoaldo.
Foto: CBTU Natal
Com informações: CBTU Natal e Tribuna do Norte

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