O Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Alternativo de Natal (Sitoparn) vai entregar na Prefeitura do Natal, no início da tarde desta segunda-feira (23), um ofício pedindo reunião a ser agendada com o prefeito Carlos Eduardo. A decisão foi tomada em assembleia realizada na quarta passada e visa definir encaminhamentos para implantação da bilhetagem eletrônica unificada para ônibus e alternativos.
Pedro Santos, diretor de comunicação do sindicato, afirma que “no entendimento da categoria não falta mais nada para implementação da bilhetagem [eletrônica]”. Além disso, o Sitoparn tem uma assembleia marcada para a próxima sexta (27), quando discutirão se será feito um protesto no réveillon, independente da resposta do prefeito ao ofício.
Apesar de ter a ideia da manifestação para a virada do ano, o sindicato ainda não sabe como seria feito esse protesto. “Vamos fazer o protesto para chamar atenção. Se a lei tivesse sido implementada, não haveria protesto nenhum”, disse.
A lei da bilhetagem foi sancionada pelo prefeito Carlos Eduardo no dia 30 de setembro deste ano. O Seturn e Sitoparn, sindicatos dos ônibus e dos alternativos, serão responsáveis pela comercialização das passagens inteiras, vale transporte e a passagem com abatimento, “sendo os custos do serviço e da confecção dos cartões assumidos pelos sindicatos representativos até a homologação da licitação de transporte coletivo, quando o município assumirá a comercialização”.
Com a medida, todos os ônibus e transportes alternativos deverão possuir a infraestrutura embarcada necessária para a bilhetagem unificada, incluindo a tecnologia de controle através de GPS.
Fonte: Tribuna do Norte