Até a próxima sexta-feira, dia 20 de dezembro, a licitação do transporte público de Maceió deverá ser publicada. Foi o que disse o prefeito Rui Palmeira (PSDB) em entrevista ontem ao jornal Bom Dia Alagoas, da TV Gazeta. Segundo ele, uma série de problemas foi identificada no edital de licitação preparado pela gestão anterior. “A bilhetagem eletrônica iria ficar com a Transpal. Isso é inadmissível. A bilhetagem vai ficar com o município. Não pode a empresa fiscalizar a própria empresa”, explicou, dizendo que a licitação abrirá a concorrência, o que vai melhorar o serviço.
“O edital de licitação está sendo elaborado de forma harmoniosa com o Ministério Público do Estado e com o Ministério Público de Contas. Até a próxima sexta-feira, iremos publicar. Não lançamos o edital antes para não sermos irresponsáveis. As empresas devem dividir de forma justa as linhas, não ficarem apenas com os trajetos lucrativos. Este edital vai trazer a concorrência para este setor”,explicou o prefeito, lembrando que, antes das manifestações de junho, a prefeitura já havia interferido para que a passagem não aumentasse para R$ 2,85.
“O edital fixa o valor da passagem no preço atual, de R$ 2,30”, acrescentou o prefeito. Ele também afirmou que sua gestão optou pelo transporte coletivo, em detrimento do transporte individual, já que alterações urgentes no trânsito da capital precisam ser feitas para aumentar a velocidade do fluxo. “A faixa seletiva do ônibus vai desafogar o trânsito para quem usa o ônibus, que é a maioria da população de Maceió. Esta faixa vai deixar a viagem de ônibus mais rápida”. Rui Palmeira explicou que, em paralelo, outras alternativas estão sendo pensadas. “Desapropriamos três casas no Farol para criar uma via paralela à Fernandes Lima até o Quartel”.
Fonte: Gazeta de Alagoas