O evento teve conotação histórica por vários motivos, que destacaremos ao longo desta matéria, que será o ponta pé inicial de uma série de 3 reportagens sobre o maior encontro de busólogos da história do Rio Grande do Norte. Nesta primeira matéria, que faz parte do quadro “Especial UNIBUS RN”, falaremos do dia dos cerca de 50 busólogos que estiveram reunidos na capital potiguar.
Pontualmente às 8:00, o evento foi aberto, com as boas vindas da organização. Em seguida, o grupo se dirigiu para a parte externa da rodoviária para uma sessão de fotos da frota presente.
Por mais de duas horas, os participantes, representando seis Estados brasileiros, puderam fazer flagras exclusivos e únicos para seus acervos, como o único ônibus de motor traseiro da Alves, veículos da Expresso Cabral, Gontijo, Expresso Guanabara e Nordeste.
Por volta das 10:00, o primeiro grande momento da programação tinha início. Na ocasião, um ônibus gentilmente cedido pela Millennium Tour levou os participantes para um City Tour pela capital potiguar, fazendo com que os busólogos que não são da cidade conhecessem um pouco das belezas de Natal.
Os presentes puderam conhecer pontos como a Barreira do Inferno, o Centro de Convenções e o Forte dos Reis Magos. E como não poderia deixar de ser, fotos do ônibus que os levou para o City Tour foram feitas dos mais diversos ângulos nos pontos turísticos. Tudo isso a bordo de um dos mais luxuosos ônibus que circulam atualmente no Rio Grande do Norte.
Assim, por volta das 12:30, se encerrava a primeira parte da extensa programação de um dia histórico para a busologia potiguar. Mas, tinha mais surpresas a caminho para os presentes.
Na ocasião, um ônibus da Viação Campos, outra empresa parceira no evento, levou os busólogos presentes para a garagem da empresa Santa Maria, no Cidade Satélite.
Após a fala do representante do SETURN, a palavra foi passada para o busólogo cearense Henrique Barreto. Diretor do site Fortalbus, que organiza o maior encontro do gênero no país, Henrique fez comparações entre o transporte potiguar e cearense, além de falar do hobby em que todos nós estamos envolvidos.
Logo após o sorteio, mais uma surpresa: a convite dos representantes da Santa Maria presentes ao evento, os participantes puderam conhecer as dependências da garagem da segunda maior empresa de ônibus de Natal. Todas as operações da empresa foram apresentadas e os participantes ainda puderam fotografar exemplares da frota presentes no local.
Às 17:30, o fim de um dia repleto de atividades se aproximava, com a convocação dos presentes para a foto oficial. Foi, certamente, um momento para entrar para a história do hobby local, simbolizando aquele que foi o maior encontro da história do RN.
Impressões: Para os cerca de 50 busólogos presentes durante todo o sábado em Natal participando do evento, não faltaram boas impressões sobre o Encontrão de Fim de Ano.
Para a busóloga potiguar Bárbara Pontes, eventos como esse só fortalecem o hobby que mais cresce no país. “A busologia vem crescendo muito no país. Antigamente, era pouco divulgado e, com encontros como esse, possibilidades como receber pessoas de outras cidades são muito importantes para o fortalecimento do hobby. Além disso, como poucas pessoas conhecem, a divulgação faz com que diminua o preconceito”, complementa Bárbara.
O representante do SETURN presente ressaltou a importância do hobby para a melhoria do sistema de transporte urbano de Natal. “Sem sombra de dúvidas. A grande massa da cidade em não conhecendo os detalhes e os peculiares do ônibus, ao contrário dos busólogos que já conhecem do meio, contesta muita coisa contra as empresas e contra o ônibus por mero desconhecimento. Então, quem conhece o ônibus e pode dar sua opinião, como os busólogos fazem, é algo muito bem vindo para a melhoria da produtividade do ônibus como o modo de transporte da população”, disse Nilson Queiroga, consultor técnico do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal.
Agradecimentos: Muitos são aqueles que merecem os agradecimentos por terem contribuído para que o maior encontro da história da busologia potiguar pudesse acontecer.
Primeiramente, agradecemos a gentileza da Millenium Tour em fornecer um de seus mais novos e modernos ônibus para que os busólogos pudessem passear pela capital potiguar. Com certeza, o city tour teve um requinte a mais a bordo de um ônibus extremamente confortável e prazeroso de se andar.
Agradecemos, também, à outros parceiros importantes do evento: A Socicam, empresa que administra o terminal rodoviário, que autorizou a realização do evento nas dependências do local; A Trans Brasil, que com sua parceria proporcionou aos participantes de outros Estados descontos nas passagens e dando oportunidade para aqueles que queriam vir a Natal; O SETURN, que desde o início topou a ideia e fez questão de corroborar sempre para a melhor realização possível do evento.
Não podemos deixar de agradecer a gentileza do Grupo A. Cândido, que, através das suas três empresas no RN, teve papel fundamental no evento. Com participação das empresas Reunidas e Atar Locações, a segunda parte do evento pode ser realizada na garagem da Santa Maria, dando um conforto maior para os presentes e dando uma conotação histórica para a busologia regional.
Além disso, queremos dar votos de gratidão para os demais parceiros do evento: Cidade do Natal, Viação Campos, Transportes Guanabara e Viação Riograndense, que foi representada pelo seu proprietário, Venâncio Flor, que com sua participação ajudou a abrilhantar ainda mais o evento.
Isso sem deixar de citar a brilhante organização, promovida em conjunto pela comunidade “Ônibus Coletivo de Natal” e, principalmente, com o site “Natal Buss”. O UNIBUS RN tem muito orgulho de ter contribuído para o maior evento da história da busologia potiguar e dá os votos de que, em 2014, ele se repita e possa ter várias e várias edições.
Série de matérias: Esta foi apenas a primeira das 3 reportagens sobre o Encontrão de Fim de Ano que o UNIBUS apresenta para você, caro leitor.