A Semob vem investindo na implantação de corredores exclusivos para ônibus. A avenida Bernardo Vieira já está em fase de teste no trecho entre as avenidas Romualdo Galvão e Salgado Filho. A avenida Coronel Estevam – do Alecrim até a Cidade da Esperança – e a Mário Negócio, na altura das Quintas e no sentido centro-zona Norte. Há ainda a ideia de criar faixas exclusivas entre o Estádio Juvenal Lamartine, na Hermes da Fonseca, e a rua Amintas Barros.
As avenidas Prudente de Morais e Presidente bandeira, pelo “PAC 50 Bi”, também são potenciais vias que receberão faixas para o transporte público, mas ainda depende de autorização do Governo Federal. “Os projetos são voltados para a melhoria do transporte público, mas acreditamos que melhorando esse sistema, melhoramos o trânsito”, defendeu o secretário adjunto, Walter Pedro. Tudo deve custar em torno de R$ 500 milhões, aporte este do Governo Federal.
Além disso, a Semob pretende intensificar a fiscalização nos principais cruzamentos da capital, com a unificação da carreira de agentes de trânsito e fiscais do transporte, aprovada pela Câmara Municipal no mês passado. Os fiscais do transporte coletivo já estão treinando para atuarem como “amarelinhos” assim que a lei passar a vigorar.
Outra medida visada pela Semob para resolver o problema do trânsito natalense, é transformar as avenidas Antônio Basílio e Nascimento de Castro num sistema binário. Enquanto a primeira terá o fluxo no sentido zona Norte-Parque das Dunas, a outra ficará seguirá a direção contrária. A previsão da pasta é começar os testes já em janeiro de 2014. Outras vias que deverão passar pelas mesmas mudanças é a rua São José e a avenida Jaguarari. “Mas ainda está em estudo, estamos fazendo a volumetria, a análise do sentido que é mais solicitado, essas coisas”, adianta Walter Pedro.
Fonte: Tribuna do Norte