Mudança no trânsito do Campus Central da UFRN começa em 2014

A partir do início do ano que vem, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) vai começar a passar por uma reestruturação física. Mudanças para a melhoria do trânsito interno de veículos automotores, bicicletas e pedestres, com a implantação de ciclovias, um novo sistema de sinalização,  e mais acessibilidade ao Campus Central da instituição. A ideia é de os estudantes voltarem das férias, no final de janeiro, e já encontrarem alguns setores da universidade de cara nova.
Durante a coletiva, organizada pela Superintendência de Comunicação (COMUNICA) da Universidade Federal do Rio Grande do norte (UFRN), estiveram presentes o Superintendente de Infraestrutura da UFRN, Gustavo Coelho; os arquitetos Nilberto Gomes e Carlos Onofre, a engenheira de trânsito Magda Pinheiro e o assessor de Planejamento, Márcio Capriglione.
De acordo com o Superintendente de Infraestrutura da UFRN, Gustavo Coelho, a expectativa é que sejam investidos cerca de 2 milhões de reais nessas ações de reestruturação. No que diz respeito à mão de obra, Gustavo Coelho colocou que algumas ações poderão ser realizadas pela equipe de manutenção da UFRN. Para obras mais complexas, que demandem mão de obra especializada, serão abertas licitações públicas.
A primeira etapa da reestruturação ocorre já no primeiro semestre de 2014, com a reestruturação de 10 Espaços de Convivência; reurbanização do Setor de aulas 2; reestruturação de algumas rotas de tráfego e criação de rotas acessíveis no sentido norte-sul do campus; implementação da sinalização discriminando cada espaço por cores, ícones para deficientes auditivos, sinalização braile para deficientes visuais  e instalação de totens com os nomes dos grandes equipamentos da UFRN.
O setor de infraestrutura da UFRN já identificou 14 rotas acessíveis para pedestres, que são acessos que no momento não são utilizados, mas que têm a potencialidade de se tornarem alternativas para quem caminha pela universidade. O arquiteto Nilberto Gomes, que participa dos estudos de readequação da UFRN, explica que essas rotas não são usadas hoje por possuírem obstruções, como árvores e buracos e servirão, principalmente, para pessoas com necessidades especiais.
O arquiteto afirma que já existem duas rotas dessas com projetos definidos: uma que irá do estacionamento do Setor 1 até o Centro de Convivência e outra que vai do Acesso 4 (no Setor 2), passa pela Biblioteca Central Zila Mamede e também termina no Centro de Convivência. A previsão é que as obras para a construção desses passeios públicos façam parte da primeira etapa dos serviços.
Para a segunda etapa, a UFRN também já estuda construir uma calçada, também partindo de uma rota acessível, que começa no restaurante universitário e deve ir até a Escola de Ciência e Tecnologia, atravessando o Campus de norte a sul. “Vai passar por pontos importantes, como a Biblioteca Central e o Centro de Convivência”, explicou Gomes.
Para 2015, deve ficar a reformulação das paradas de ônibus da instituição e a mudança no horário das linhas de ônibus que atendem ao público universitário, além de a melhoria na acessibilidade das paradas para deficientes físicos, com a construção de rampas de acesso mais estruturadas.
Para a engenheira de trânsito, Magda Pinheiro, toda a comunidade acadêmica e demais usuários do Campus Central serão beneficiados com as reestruturações. A engenheira colocou ainda que, a expectativa é que boa parte dessas mudanças já estejam finalizadas na volta às aulas em 2014.1, onde será realizada uma campanha educativa junto à comunidade acadêmica.
Com informações: Agecom UFRN e Tribuna do Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo