Após as últimas mobilizações promovidas por grupos de estudantes que reivindicam melhores condições no serviço de transporte coletivo da cidade, a Subsecretaria de Trânsito e Transportes (STT) está promovendo, desde a última segunda-feira, uma série de visitas aos pontos de embarque de passageiros, com o objetivo de identificar, in loco, os problemas diariamente enfrentados pela população mossoroense.
De acordo com o subsecretário de Trânsito e Transporte, Marlos Ciarlini, equipes da STT estão sendo direcionadas aos pontos de maior movimentação, em horários de pico, constatando as dificuldades vivenciadas pelos usuários. “Nossas equipes, junto do diretor da empresa Sideral, fiscalizaram, por exemplo, a linha dos conjuntos Abolição e constataram que já há um aumento na demanda, o que mostra que há necessidade de um reforço no local, o que está sendo articulado”, relata.
Outro ponto averiguado pela subsecretaria foi o desvio de itinerário de alguns ônibus. “Algumas vezes, o motorista deixa de passar por uma rua que deveria, para seguir pela via paralela, deixando a população desassistida, essas observações também foram feitas à direção da empresa, assim como o desfalque provocado por um ônibus que havia se envolvido em um acidente”, conta Marlos Ciarlini.
A fiscalização também tem encontrado irregularidades na venda de vales-transportes digitais e na utilização de carteiras de gratuidade. “Estamos tentando coibir a ação dos ‘valeiros’, aquelas pessoas que vendem os vales irregularmente. No nosso primeiro dia de fiscalização, inclusive, apreendemos vários cartões. Nossos auxiliares ainda encontram inconformidades na utilização das carteiras e gratuidade por pessoas que não têm esse direito”, enfatiza o subsecretário.
O trabalho de fiscalização continuará sendo realizado por tempo indeterminado. “Nossa intenção é surpreender aqueles que estão cometendo algum tipo de irregularidade e melhorar o atendimento à população. Sabemos que há deficiências, mas estamos buscando resolvê-las”, diz Marlos Ciarlini.
Linhas Integradas: O subsecretário revela ainda que o sistema de linhas integradas vem passando por adequações, de acordo com as observações dos usuários. “Estamos em fase experimental, passando por adaptações. O tempo de integração, que antes era de 60 minutos, agora é de 90, por exemplo”, detalha.
Quanto às linhas universitárias, Marlos Ciarlini confirma as queixas dos estudantes, mas também destaca que há elogios em relação ao sistema implantado. “Realmente há pessoas reclamando que estão chegando atrasadas às universidades, mas também existe aquele grupo que elogia a iniciativa. Como disse, estamos tentando melhorar, maximizar o atendimento, é uma fase de testes, onde estamos acompanhando de perto todas as observações, para em seguida tomar as decisões adequadas”, conclui.
Fonte: O Mossoroense