Junto ao Pró-Transporte, outras obras de mobilidade urbana que estavam paralisadas, estão em retomada. A maior parte das obras não tem data final para este ano de 2013. Algumas em avanço lento, outras sem divulgação de datas de reinicio.
Com projeto inicial concebido em 2007, a OmarO’Grady, prolongamento da Prudente de Morais, não tem data precisa para reinicio. Várias datas para reativação da obra já foram publicadas. Tanto, que Demétrio Torres, diretor do DER, resolveu não divulgar mais nenhuma. “Já mencionaram vários prazos, não quero marcar um novo. Mas estamos concluindo ainda este ano a primeira etapa”, declara.
A primeira etapa mencionada, é referente ao trecho a partir do trevo em Cidade Satélite, que devrá ser finalizado, seguindo o percurso da Avenida até o bairro de Emaús, onde haverá correção de interrupções de trechos sem asfalto. A obra total, com acesso seguindo até a BR-101, deverá ser finalizada até 30 de maio de 2014, também.
“É de tirar o sono a quantidade de dificuldades, teve licença ambiental, contrato, documentação, de tudo”, conta Torres. “Obra que começa sem projeto é assim”.
Em São Gonçalo do Amarante a obra está andamento, a passos não muito largos. De acordo com Demétrio Torres, está tudo de acordo com o planejamento e deverá ser entregue a obra em 30 de maio de 2014. No momento, o acesso Norte está com 15% executado, e o acesso Sul, ainda no início. O norte poderá ser finalizado um pouco antes do prazo final, em meados de março de 2014.
No local estão três frentes de trabalho, divididas entre terraplenagem, duplicação e asfalto e a construção do viaduto. No canteiro de obras, localizado no antigo campo de futebol de São Gonçalo do Amarante, estão construindo as vigas para composição do viaduto. Em geral, a obra está custando R$ 73 milhões.
Fonte: Tribuna do Norte