Finalmente, uma dentro. Com certeza, esse foi o pensamento daqueles que estudam o transporte e o trânsito no Rio Grande do Norte após a retomada de uma obra vital, por parte do Governo do Estado, para destravar o caótico trânsito do entorno da capital potiguar.
Essa obra é o Pró-Transporte, que após oito anos, voltou a ser feito na Zona Norte. São obras que vão mudar, certamente, a cara e a mobilidade urbana da zona administrativa mais populosa de Natal. Mais paradas de ônibus, ruas recuperadas, mais opções para se locomover e um conforto maior para quem usa o transporte público são esperados com essa intervenção tão importante.
Com isso, pelo menos, Rosalba pôde limpar um pouco sua barra. Do jeito que está suja, a chefe do Executivo deu uma aliviada na pressão popular que cobrava dela ações positivas para o Rio Grande do Norte.
Mas, sabemos que apenas essa obra não é suficiente. E sabemos também que não é só a ZN que precisa de um apoio na mobilidade urbana. Toda a cidade está precisando, urgentemente, de obras de infra-estrutura viária. Os engarrafamentos estão cada vez mais freqüentes e estão prejudicando a rotina da cidade.
Essas obras precisam acontecer também no transporte público. Mais corredores de ônibus, sobretudo BRT, melhoria das principais vias onde eles circulam e incentivos fiscais para a renovação das frotas são vitais para melhorar a condição de quem pega ônibus todo dia.
Assim, podemos dizer que a Governadora acertou uma. Mas, precisa acertar muito mais para melhorar nosso ir e vir.