A Pirelli apresentou na Fenatran (Salão Internacional do Transporte, que aconteceu entre 28 de outubro a 1º de novembro em São Paulo) sua nova geração de pneus radiais para caminhões e ônibus, batizada 01 Series, para substituir gradualmente, até o fim de 2014, toda a sua linha de produtos voltada a veículos comerciais.
Ao todo, são nove pneus novos para diferentes aplicações (percursos rodoviários, urbanos, trechos mistos e uso até em terrenos altamente irregulares). Os produtos foram desenvolvidos no centro de pesquisa e desenvolvimento da fabricante em Santo André (SP). Serão produzidos na fábrica que a Pirelli mantém no mesmo município e também em Gravataí (RS), como parte dos US$ 200 milhões que a empresa investe de 2012 a 2015 no Brasil.
Segundo Giovanni Pomati, diretor mundial da unidade de negócios de pneus de caminhão da Pirelli, os pneus 01 Series, que foram desenvolvidos desde 2012, são diferentes dos demais por terem compostos e estruturas inovadoras, garantindo redução de temperatura durante a rodagem, maior durabilidade e diminuição da resistência ao rolamento. “Estas qualidades contribuem para a redução de aproximadamente 2% do consumo de combustível e na busca por três vidas úteis dos pneus.”
Os novos pneus rodaram por mais de 3 anos em quase 1,5 milhão de quilômetros em frotas da Argentina, Brasil, Chile e Colômbia. Já estão disponíveis no mercado com garantia de fábrica até a terceira reforma por meio de uma rede de reformadores credenciados.
Se desejar, o cliente que comprar o pneu da gama 01 Series, principalmente frotista, poderá aderir também a dois serviços oferecidos pela Pirelli. O Cyber Fleet é um sistema que monitora automaticamente a pressão e a temperatura dos pneus de carga por meio de um sensor instalado no próprio componente. Já o Fleet Check é composto por leitor de pressão e profundidade da banda de rodagem, com software elaborado para coletar os dados relativos ao uso do pneu. Ele gera relatórios do desempenho do veículo.
A Pirelli estima que o mercado de pneus para caminhões e ônibus encerrará 2013 com 9,5 milhões de uniaddes, sendo 7 milhões para o aftermarket e 2,5 milhões consumidos pelas fabricantes de veículos. Com a nova linha, a marca espera manter-se na liderança, ultrapassando os seus atuais 25% de market share.
Fonte e foto: Automotive Business