PB: PM apreendeu 27 adolescentes suspeitos de assaltos a ônibus

Um total de 27 adolescentes foram apreendidos suspeitos de assaltos a transporte coletivo em João Pessoa, na Paraíba, no período que vai de 1º de setembro até 29 de outubro. A informação foi repassada pelo comandante-geral da PM, coronel Euller Chaves. “Temos agido rápido com ações que resultam na apreensão desses suspeitos logo após o cometimento desses crimes, mas infelizmente por serem menores de idade acabam sendo beneficiados pela legislação e voltam às ruas para cometer delitos”, declarou.
Só em setembro, segundo o comandante, foram 22 suspeitos apreendidos por assalto a ônibus. “Infelizmente a maioria já está em liberdade. Nós não vamos nos curvar a essa situação e intensificaremos as rondas e abordagens em vários bairros nas próximas horas”, afirmou Chaves.
De janeiro a setembro deste ano, segundo a Associação das Empresas de Transporte Coletivo de João Pessoa (AETC-JP), foram registrados 301 assaltos a transporte coletivo. As ocorrências de outubro ainda não foram contabilizadas.
Sobre os números apresentados da PM, a presidente da Fundação do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente Alice de Almeida (Fundac), Sandra Marrocos, disse que o poder público precisa pensar de forma articulada. “É algo grave que precisa ser colocado na macroestrutura. Precisamos refletir sobre a forma como estes adolescentes estão inseridos no contexto social. Muitos vivem em situação de pobreza muito forte e terminam sendo conquistados pelo tráfico de drogas e cometem os crimes, como assaltos a ônibus”, declarou.
Na avaliação de Sandra, há falha na prevenção. “Enquanto os adolescentes estão sob a tutela do Estado, eles participam de oficinas, frequentam aulas, é feito todo um trabalho para que eles não reincidam, mas quando eles voltam para as ruas a sociedade não os acolhe como deveria, o que agrava ainda mais a situação”, afirmou.
Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo