Em João Pessoa, o aumento dos assaltos nos ônibus provocou uma mudança de comportamento. Agora, à noite, o motorista pode parar até fora do ponto.
Desde o final de setembro é lei. As passageiras de ônibus em João Pessoa, depois das 22h, podem pedir para desembarcar fora da parada, em local mais próximo de casa ou numa área mais segura e iluminada.
“Isso é ótimo. A gente vê até pela diferença de luminosidade. Tem um poste aqui na esquina e ali tá bem escuro e não tem ninguém”, disse a estudante Naiara Nogueira. A medida trouxe mais tranquilidade para quem precisa usar o transporte coletivo tarde da noite.
Se o desembarque à noite agora é mais tranquilo para as mulheres, a viagem ainda é tensa a qualquer hora para todos os passageiros. É que nos primeiros nove meses deste ano foram mais de 290 assaltos, em João Pessoa – praticamente o dobro do que foi registrado em todo o ano passado.
Um comerciante voltava para casa quando foi surpreendido. A ação dos bandidos está gravada no circuito de segurança. Ele reagiu e foi esfaqueado.
“Foi no braço e na cabeça. Foi três e três aqui; pegou uma base de seis pontos. Senti que vivi de novo”, disse a vítima, que preferiu não se identificar.
Mais da metade dos ônibus que circulam na capital paraibana tem câmeras: 380 veículos. Mas os equipamentos parecem não intimidar os bandidos.
A polícia tenta conter os assaltos com operações diárias. “Os ônibus são parados. Geralmente, são abordados só homens porque estatisticamente eles cometem mais crimes que as mulheres”, disse o capitão da Polícia Militar Márcio Dias.
Fonte: G1