PA: Marketing e BRT para renovar o sistema de transporte por ônibus em Belém

Não é a toa que um bom produto não sobrevive sem ter uma ação eficiente de marketing nos dias de hoje. As suas características primordiais devem ser enfatizadas pela comunicação ao cliente final, que também deve ter um espaço essencial para mostrar a sua satisfação ou insatisfação com o bem adquirido, sendo respondido adequadamente. Com o transporte público, essa é uma situação que tende a ser o grande mote atual para se manter níveis aceitáveis de qualidade em toda a sua rede.
E exemplos em como renovar a imagem do transporte e serviços começam a ingressar no dia a dia da mobilidade urbana brasileira. É o caso da capital paraense Belém, 2ª maior cidade da região norte do Brasil, com 1,5 milhão de habitantes, e que já experimenta os efeitos negativos da falta de investimentos  em seu sistema de transporte público. A necessidade por uma infraestrutura adequada à mobilidade coletiva que proporcione viagens mais rápidas e integre as regiões mais importantes da cidade, fez do sistema Bus Rapid Transit (BRT) o modelo para a reformulação do espaço urbano, visando o futuro com um ambiente de qualidade aos habitantes desse município, que assim como outros que ultrapassaram a faixa do um milhão de habitantes, não contou com um desenvolvimento sustentável e planejado.
Objetivando renovar uma imagem desgastada de seu sistema de transporte coletivo, Belém aposta no marketing com uma das ferramentas de atração dos usuários, destacando as principais ações para modernizar todo o conjunto dos serviços de ônibus, onde uma rede  de integração  entre corredores exclusivos permitirão o acesso rápido aos principais bairros e localidade da região metropolitana da capital. A Prefeitura de Belém e a rede Embarq Brasil levaram essa discussão ao workshop “Marketing BRT – Como construir confiança no sistema”, levando ao conhecimento da sociedade a identidade da marca frente ao público, a fim de garantir e construir confiabilidade. Segundo a diretoria da Embarq, é preciso que as pessoas comprem a ideia. E para que as pessoas confiem no sistema BRT elas precisam ser respeitadas e ver, na prática, que o sistema pode atender às suas necessidades.
A Rede BRT Belém é a proposta da atual administração pública da cidade para a interligação entre os modais de transporte, contando com quase 50 km de corredores segregados e faixas exclusivas a serem implantadas até 2016. Além disso, o novo sistema contará com terminais de transferência, estações modernas, pagamento antecipado, ônibus articulados, integração tarifária e farta informação. A Embarq Brasil deixou claro que o sistema de BRT é diferente do ônibus convencional em todo o seu processo de operação, de maneira que o investimento em comunicação se faz necessário para que as pessoas compreendam o funcionamento do sistema.
O atual conceito de transporte coletivo de Belém envolve uma frota de mais de dois mil ônibus, transportando em dias úteis 1,2 milhão de passageiros em 182 linhas. Ao todo são 38 empresas que realizam os serviços. Para a prefeitura da capital paraense, além de elevar a qualidade do transporte coletivo, o BRT pode mudar os hábitos da população e contribuir significativamente com a mobilidade na capital.
Os principais corredores do BRT Belém estarão implantados nas ruas e avenidas Almirante Barroso e Augusto Montenegro e no Centro e Independência.

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