Após um mês de espera, finalmente o consórcio Queiroz Galvão/Ferreira Guedes e a Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi) definiram para o próximo dia 21 o início das obras de mobilidade urbana no entorno do estádio Arena das Dunas. Segundo o secretário adjunto de Obras Públicas, Caio Múcio Pascoal, o consórcio, a pasta, e o prefeito Carlos Eduardo devem se reunir para fechar definitivamente as datas.
As últimas pendências para o efetivo início das interrupções e, consequentemente, das obras estavam relacionadas à instalação das placas de sinalização e três semáforos, nos cruzamentos da Rua São José com a Avenida Lima e Silva; da Avenida Prudente de Morais com a Rua Militão Chaves e da Avenida Jaguarari com a Rua Francisco Mignoni. A Semopi já decidiu implantar tudo no dia 20 deste mês.
“Já temos adquiridos as placas de sinalização e os semáforos, que devem ser instalados no dia 20. As obras começam no dia seguinte”, revelou Pascoal. As análises topográficas dos terrenos próximos ao estádio começaram nesta semana. Ontem pela manhã, o secretário adjunto Caio Múcio esteve na área com sua equipe técnica.
Apesar de determinar o dia 21 como o “Dia D” para início das obras do 2º lote da mobilidade urbana, Caio Múcio afirma, com cautela, que ainda vai se reunir com o prefeito Carlos Eduardo para confirmar a data. “Será no dia 21, mas sexta-feira [amanhã] vamos nos reunir com o prefeito para tomarmos um posicionamento conjunto”, destacou Pascoal.
Ele também lembrou que antes de começar a tocar as obras, a Prefeitura vai fazer uma ação educativa na região, orientando os motoristas sobre as futuras mudanças no trânsito. Desde que a ordem de serviço foi assinada, no dia 10 de setembro, havia a expectativa de a data para as intervenções fosse definida de imediato.
Após vários prazos estipulados, na última segunda-feira, o titular da Semopi, Tomaz Pereira Neto, divulgou que as obras começariam na semana que vem, algo que também parece que não vai se concretizar, já que os projetos executivos de cada módulo ainda não estão prontos. As construtoras pretendem trabalhar em três turnos para cumprir o prazo de entrega, previsto para maio de 2014.
Itinerários de 16 linhas terão mudança: Os serviços no entorno do estádio vão interromper algumas das principais vias da região, como: a Avenida Lima e Silva, entre as avenidas Salgado Filho e Prudente de Morais; a Avenida Romualdo Galvão, no sentido Centro-Zona Sul, entre a Lima e Silva e a Miguel Castro; Avenida Capitão Mor Gouveia, da Rua São José à Prudente; Rua Raimundo Chaves entre BR-101 e Prudente; e a Prudente no sentido Zona Sul-Centro, da Avenida Miguel Castro à Rua Raimundo Chaves.
Outras alterações estão previstas na Prudente de Morais, que apesar de liberada, deve funcionar, no máximo, com duas faixas entre a Miguel Castro e a Raimundo Chaves no sentido Centro-Zona Sul. Já a Rua São José, entre a Rua Militão Chaves e a Raimundo Chaves ficará apenas no sentido Candelária-Centro.
Devido às interdições previstas para as obras de mobilidade urbana, mais de cem ônibus que respondem por 16 linhas terão seus percursos alterados, além da tranferência de três paradas da Prudente de Morais para a São José. As linhas de ônibus que terão novo itinerário são: 8, 24, 35, 43, 44, 33, 33B, 30, 31, 31A, 33, 39, 66, 35, 43 e 41.
Com informações: Tribuna do Norte