Conhecer a história é fundamental para entender o presente, aprender com os erros e acertos, e criar ações para um futuro melhor. Mas a leitura de livros, a frequência às aulas e as formas tradicionais de ensino não são as únicas maneiras de conhecer a história de uma cidade, País ou mesmo do desenvolvimento humano.
Pela memória de alguns setores, que estão ligados ao dia a dias das pessoas, também é possível saber como os costumes, as relações, a sociedade, a urbanização, a política e a economia evoluíram. Os transportes estão presentes na vida das pessoas, nas relações políticas e podem refletir milhões de histórias pessoais e vários contextos de época.
Resgatar a memória dos transportes é ajudar um pouco a entender como as cidades e o país chegaram a atual situação. E uma das iniciativas para isso vem do Sest/Senat em Salvador, que criou um Memorial dos Transportes para mostrar o desenvolvimento da região a jovens e adolescentes, conforme explica a nota da entidade:
“Tendo por objetivo divulgar a história do transporte no país e a colaboração do Sest Senat para a classe trabalhadora em transporte e disseminar os serviços assistenciais do setor do transporte contribuindo na educação do trânsito dirigido às crianças, o Sest Senat unidade Gontran Guimarães em Salvador, no bairro da Pituba, criou o memorial educativo do transporte para visitação pública, aos cuidados de André Moreira Gross.
O Memorial expõe miniaturas de veículos de transportes e fotografias, que remete aos primórdios do setor, desde a carroça até os dias atuais, com a descrição da história do transporte, além de disponibilizar para os visitantes jogos educativos sobre o trânsito. Estão sendo realizadas visitas piloto de alunos com idades entre 09 e 13 anos que contribui para adquirirem mais conhecimentos sobre a história do transporte e o trânsito. As professoras avaliaram o Memorial como um excelente espaço para ampliação das aulas sobre o trânsito que são ministradas no local.”
Fonte e foto: Canal do Ônibus