Um ano se passou e quase nada foi feito após a interdição do Viaduto Baldo. O equipamento foi interditado no dia 4 de outubro do ano passado, por recomendação do Ministério Público Estadual, por apresentar problemas na estrutura que comprometiam o viaduto, bem como na laje de sustentação do Canal do Baldo. Nesta sexta-feira (11), faz quatro meses que a Prefeitura de Natal assinou a ordem de serviço. No entanto, as obras foram paralisadas no início do mês de setembro porque, segundo a Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), foi detectada a necessidade de serviços adicionais ao planejamento inicial da obra e mudanças no projeto de recuperação. Na manhã do último dia 07, a reportagem do Jornal de Hoje esteve no local e não havia nenhum trabalhador no canteiro de obras, mas a Secretaria garante que na próxima semana as obras serão retomadas.
O secretário adjunto de Obras, Caio Pascoal, explicou que ao iniciar as obras foram verificadas algumas necessidades adicionais. E, para esta mudança, foi necessário a realização de um novo estudo para viabilizar os trabalhos nas vigas de sustentação do viaduto. O secretário disse ainda que o novo plano de execução já está pronto e que, ainda na primeira quinzena de outubro, as obras de recuperação do viaduto serão reiniciadas. Com a nova data para o reinício da reestruturação, o prazo de conclusão, estimado inicialmente para novembro, deverá ser estendido até janeiro de 2014.
De acordo com Caio Pascoal, os serviços adicionais na recuperação do canal e viaduto do Baldo estão relacionados a adaptações no picotamento do concreto e do asfalto, além de uma adequação no tipo de escoramento que será necessário para viabilizar os trabalhos nas vigas de sustentação da estrutura.
A ordem de serviço para o início da obra de recuperação do viaduto do Baldo foi assinada no dia 11 de junho. Orçados em R$ 1,79 milhão, os serviços da empresa BMB Construções Ltda, vencedora da licitação, só tiveram início na segunda quinzena de julho.
Assinada a ordem de serviço, a Prefeitura de Natal teve que lidar com ocupações por moradores de rua. Superada esta questão, a empresa iniciou a montagem do canteiro de obras no dia 27 de junho, mas os serviços só puderam começar depois que questões como a ligação da energia elétrica do canteiro foram solucionadas.
O viaduto do Baldo está interditado judicialmente para o trânsito de veículos desde 4 de outubro de 2012, em atendimento a uma ação civil pública do Ministério Público Estadual (MP/RN), a partir de inquérito instaurado em janeiro de 2010. Uma fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-RN) constatou que a deterioração e falta de manutenção do equipamento urbano colocava em risco a segurança das pessoas e do tráfego de veículos.
Em janeiro deste ano, o engenheiro civil José Pereira apresentou em plenária de posse da atual direção do Crea-RN laudo pericial que mostrava detalhes dos problemas, como infiltração e corrosão nos pilares, no vão central e no canal nas avenidas Deodoro da Fonseca e Rio Branco, que têm sérios riscos.
O laudo atendeu determinação judicial de setembro de 2012, quando o então juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública de Natal, o hoje desembargador Ibanez Monteiro da Silva, entendeu que o laudo feito em outubro de 2009 era insuficiente para atender o pleito sobre a interdição do viaduto. O viaduto do Baldo foi inaugurado em 1978, na gestão do então prefeito Vauban Faria.
Foto: Heracles Dantas (Jornal de Hoje)
Fonte: Jornal de Hoje