Licitação: Especialista sugere modelo europeu

08.10 Via Sul 05093 28Thiago29
Professor da área de engenharia de transportes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Rubens Ramos sugeriu, na audiência sobre a Licitação do transporte público realizada no Sesc da Cidade Alta, três modelos de transporte coletivo da Europa, que podem servir para Natal: Londres, Inglaterra; Paris, França e o de Genebra, Suiça. Segundo ele, o modelo de Londres tem hoje 20 empresas contratadas e pagas por quilômetro rodado, enquanto em Paris ou Genebra, só uma empresa opera tudo, barco, ônibus e trem.
“São três modelos diferentes entre si, mas que podem ser úteis para a cidade. Eles têm em comum um serviço para a prefeitura, mas toda a arrecadação é para o município, que paga às empresas e às operadoras pelos serviços prestados”, explicou. Para ele, o modelo proposto de concessão e previsto na lei que foi retirada da Câmara recentemente “é um avanço porque regulamenta o passado, mas é obsoleto, no mundo não se usa mais isso”.
Segundo Ramos, em Londres, a prefeitura através de uma empresa estatal ou autarquia contrata os operadores, onde a execução dos serviços é puramente privada, mas o gerenciamento e planejamento é público. “Pode-se contratar uma empresa para vender a bilhetagem, pode terceirizar tudo, gerencia em seu nome, mesma coisa com limpeza, segurança, mas o serviço é seu [da prefeitura] e é você quem vai definir o que é importante”.
Outro aspecto, econômico, segundo ele, é que se descobriu que não se pode manter um serviço pago pelo usuário. Na Europa, o valor da passagem é 50% subsidiado, em Paris, por exemplo, 80%: “Então, a única coisa que temos no transporte que ofereça frequencia, qualidade é com subsídio, isso significa solidariedade entre as pessoas, quem anda de carro, apaga pagando impostos que vão desaguar lá no transporte público”.

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