Rua São José ganhará faixa semiexclusiva para ônibus

Ainda no final deste mês a Rua São José, que corta os bairros de Candelária, Lagoa Nova e Lagoa Seca, vai contar com uma faixa semiexclusiva para ônibus. A medida, a ser tomada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) faz parte de mais uma modificação a ser feita a partir das chamadas obras de mobilidade urbana, que acontecem como adequação da cidade para a Copa de 2014.
Não há prazo definido ainda para o início da alteração. Nesta semana uma equipe técnica vai a São José para analisar a área e definir como a faixa exclusiva será implantada. Hoje, não há linhas do transporte público percorrendo a rua, mas com as intervenções a serem feitas, a via servirá de escape para os ônibus. “Vamos testar uma faixa semiexclusiva para ônibus, onde será permitida apenas o acesso às garagens para os moradores”, afirmou o secretário adjunto de Trânsito da secretaria, Walter Pedro da Silva.
Devido às intervenções a serem feitas, mais de cem ônibus que respondem por 16 linhas terão seus percursos alterados. Três paradas da Avenida Prudente de Morais, que ficam no sentido a ser bloqueado, serão relocadas para a Rua São José. As linhas de ônibus que terão novo itinerário são: 8, 24, 35, 43, 44, 33, 33B, 30, 31, 31A, 33, 39, 66, 35, 43 e 41.
Não há qualquer data definida para o início do teste, mas Walter Pedro acredita que em outubro seja dado início às mudanças. Também não serão necessárias obras na pista, já que apenas tinta será usada para delimitar a faixa exclusiva. Será um percurso de aproximadamente dois quilômetros de extensão, do trajeto feito da Rua Raimundo Chaves até a Avenida Amintas Barros, área que passará a ser no sentido Candelária-Centro.
A Semob orienta o motorista a evitar a São José quando a faixa especial para o transporte público for implantada. Apesar de não ter definição ainda por parte do consórcio Queiroz Galvão/Ferreira Guedes, que executará a obra, os serviços de intervenção estão previstos para começar no decorrer desta primeira quinzena de outubro. Serão construídos no entorno do estádio Arena das Dunas cinco túneis e dois viadutos, um deles estaiado. As obras estão orçadas em R$ 222 milhões e ficarão a cargo do consórcio Queiroz Galvão/Ferreira Guedes. Ao que parece, até agora há apenas uma data definida no projeto: o prazo para a entrega das obras é o final de maio de 2014.
De acordo com a Semob, as interrupções ainda não tiveram início porque é preciso terminar a pavimentação das vias alternativas – ruas Militão Chaves e Morais Navarro – e a recriação de canteiros como o da Avenida Prudente de Morais que interrompe a Militão Chaves, que deixará de existir. Esta via já foi pavimentada, contudo, o canteiro que fica bem no meio da avenida ainda permanece. As árvores que ficavam no local já foram devidamente retiradas.
Segundo o secretário adjunto Walter Pedro, as empresas já conseguiram junto à Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) o desvio e corte parcial de energia na Prudente. Hoje, os ajustes e desvios começam a ser realizados em outra frente. É a vez da telefonia. O próximo da lista será a rede de água da região. 
Nesta semana, representantes da Semob, do consórcio Queiroz Galvão/Ferreira Guedes, Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), além do próprio prefeito, se reuniram no Palácio Felipe Camarão, na Cidade Alta. “Eles nos passaram é que enquanto eles puderem adiantar os trabalhos sem interromper o trânsito, melhor, porque querem trazer menos transtornos possíveis”, definiu Pedro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.