Especial UNIBUS RN: O Raio-X da licitação da ANTT no RN (Parte 05)

Como estamos mostrando desde o dia  31 de agosto, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) lançou o edital de licitação para cerca de 2 mil linhas de ônibus do transporte interestadual de passageiros, envolvendo itinerários por todo o país. Para mostrar como deve ficar a situação das linhas potiguares, hoje publicamos mais uma edição do Especial UNIBUS RN, com a quinta, e ultima, parte do raio x que mostra como será o certame nas linhas potiguares.
Na licitação, a ANTT pretende colocar em concorrência 2110 linhas, ligando 2050 cidades. Destas linhas, pouco mais de 900 serão linhas novas ou que não estão sendo operadas atualmente. Muitas delas são no Nordeste.
A licitação dividirá as linhas em 16 grupos, com 54 lotes de linhas. As linhas do Rio Grande do Norte estão alocadas nos grupos 03, 09, 14 e 15, sendo o Grupo 09, em seus três lotes, o que possui a maior quantidade de linhas no Nordeste e, consequentemente, no Rio Grande do Norte.
Na primeira matéria da série, no dia 1º, o Especial UNIBUS RN apresentou as linhas potiguares que estão incluídas no Grupo 03 da licitação. No dia 08, apresentamos o Grupo 15. No dia 15, mostramos o Grupo 14.
Na semana passada, começamos a mostrar o Grupo 09 da licitação, grupo esse que contém a grande maioria das linhas Potiguares, dividindo as linhas do grupo em duas matérias para não enfadar você, caro leitor, uma vez que são 23 linhas, só nesse Grupo, a serem mostradas. As primeiras 12 linhas você já viu semana passada, e hoje publicamos a segunda parte da matéria, com as 11 linhas restantes.
Grupo 09: No Grupo 09, que engloba várias linhas entre cidades nordestinas e entre cidades do nordeste e do Norte do país, constam algumas das mais tradicionais linhas do transporte rodoviário do Rio Grande do Norte e que são, em vários casos, algumas das mais importantes linhas das empresas que as operam atualmente. Somente nesse Grupo, constam 23 linhas com ponto inicial no Rio Grande do Norte, e hoje apresentamos as 11 linhas potiguares restantes deste grupo.
Natal/Fortaleza: Uma das principais linhas interestaduais do RN, que liga a Capital Potiguar a Capital Alencarina, está nos lotes 1, 2 e 3 do Grupo 09 da Licitação, de acordo com o edital da ANTT. Tal situação fará com que três empresas possam operar a linha após o resultado do certame.
A linha percorre cerca de 538 km em 8 horas e 45 minutos, já contando os tempos previstos de parada durante o caminho. De acordo com estimativas da ANTT, a linha leva, por ano, pouco mais de 60 mil passageiros.
Cada empresa que ganhar a licitação deverá ofertar, em cada sentido, no mínimo 19 horários por semana no itinerário que passa por cidades como Assu, Angicos, Mossoró e Aracati (CE). Ao todo, para a linha, devem ser escalados pelo menos 6 ônibus fixos. Eles devem possuir configuração de serviço convencional, executivo, semi-leito e leito com ar, O lance mínimo para a passagem nesse trecho é de R$ 65,96.
Atualmente, três empresas operam o trecho. A principal delas é a Nordeste, cuja linha é considerada a mais importante em operação na empresa atualmente. No momento, a passagem custa entre R$ 78.00 e R$ 110,00 (exceto taxas) nos dois sentidos. Diariamente, a linha possui 6 horários, sendo o primeiro as 5:00 e o último as 23:00.
Quem também opera o trecho Natal/Fortaleza é a Trans Brasil. A ligação é atendida dentro do itinerário Natal/Osasco (SP), cuja saída diária do terminal rodoviário da Cidade da Esperança se dá às 21:45. A passagem custa R$ 79,00.
Outra empresa que opera a ligação entre as duas capitais é a Expresso Guanabara. A empresa cearense opera o trecho através da linha Natal/Belém, que tem entrada prevista na rodoviária da capital cearense. Diariamente, a linha sai às 9:30 de Natal e as 12:30 da capital cearense, com a passagem custando R$ 70,93 (exceto taxas) nos dois sentidos, podendo a passagem ser comprada pela internet.
Natal/João Pessoa: Uma das principais linhas interestaduais do RN, que liga a Capital Potiguar a Capital Paraibana, está nos lotes 2 e 3 do Grupo 09 da Licitação, de acordo com o edital da ANTT. Tal situação fará com que duas empresas possam operar a linha após o resultado do certame.
A linha percorre cerca de 184 km em quase 4 horas de viagem, já contando os tempos previstos de parada durante o caminho. De acordo com estimativas da ANTT, a linha leva, por ano, quase 102 mil passageiros.
Cada empresa que ganhar a licitação deverá ofertar, em cada sentido, no mínimo 30 horários por semana no itinerário que passa por cidades como Parnamirim, São José do Mipibu, Goianinha e Mamanguape (PB). Ao todo, para a linha, devem ser escalados pelo menos 6 ônibus fixos. Eles devem possuir configuração de serviço convencional, executivo e semi-leito, O lance mínimo para a passagem nesse trecho é de R$ 22.51
Atualmente, uma empresa opera o trecho: a Viação Nordeste, No momento, a passagem custa entre R$ 27,50 e R$ 40,00 (exceto taxas) nos dois sentidos. Diariamente, a linha possui 8 horários diários em ambos os sentido a cada duas horas, sendo o primeiro as 5:30 e o último as 19:30, e o preço varia entre R$ 27,50 e R$ 40,00.
Natal/Belém: A linha que liga Natal a capital do Pará está no lote 2 do Grupo 09 da Licitação, de acordo com o edital da ANTT. Tal situação fará com que uma empresa passe a operar a linha após o resultado do certame.
A linha percorre exatos 2023 km em aproximadamente 35 horas (sem o tempo de paradas). De acordo com estimativas da ANTT, a linha leva do seu destino inicial ao final, por ano, pouco mais de 31 mil passageiros.
Quem ganhar a licitação deverá ofertar, no mínimo 10 horários por semana no itinerário que passará por cidades como Mossoró, Fortaleza, e Teresina. Ao todo, para a linha, devem ser escalados pelo menos 8 ônibus fixos. Todos devem possuir configuração de serviço convencional. O lance mínimo para a passagem nesse trecho é de R$ 247,52.
Atualmente, quem opera essa linha é a empresa cearense Expresso Guanabara. Saindo diariamente às 09:30 de Natal, e às 08:15 de Belém, atualmente a passagem custa R$ 310,15 (exceto taxas) nos dois sentidos e pode ser comprada pela internet.
Natal/Petrolina (PE): Esta linha que ligará a Capital Potiguar a uma das mais importantes cidades do sertão Pernambucano está no lote 3 do Grupo 9 da Licitação, de acordo com o edital da ANTT. Tal situação fará com que uma empresa passe a operar a linha após o resultado do certame.
A linha percorrerá 872 km em aproximadamente 15 horas (sem o tempo de paradas). De acordo com estimativas da ANTT, a linha levará do seu destino inicial ao final, por ano, pouco mais de 8.500 mil passageiros.
Quem ganhar a licitação deverá ofertar, no mínimo 3 horários por semana no itinerário que passará por cidades como Santa Cruz, Jaçanã, Parelhas, Cuité, Patos (PB), Salgueiro e Cabrobó (PE). Ao todo, para a linha, devem ser escalados pelo menos 2 ônibus fixos. Todos devem possuir configuração de serviço convencional. O lance mínimo para a passagem nesse trecho é de R$ 107,97.
Esta é uma das novas linhas a serem criadas após a licitação. Porém, esta ligação pode ser feita através da linha Natal/Goiânia, operada pela cearense Expresso Guanabara, que contempla a cidade pernambucana no itinerário. Com saída diariamente às 09:00 via Mossoró e as 10:00 passando por Caicó, e com saídas de Petrolina as 20:00, atualmente a passagem custa R$ 185,45 (exceto taxas) nos dois sentidos e pode ser comprada pela internet.
Caicó/Campina Grande (PB): A linha que liga a maior cidade do Seridó a maior cidade do interior nordestino está inserida lote 3 do Grupo 09 da Licitação, de acordo com o edital da ANTT. Tal situação fará com que uma empresa passe a operar a linha após o resultado do certame.
A linha percorre exatos 219 km em aproximadamente 6 horas (sem o tempo de paradas). De acordo com estimativas da ANTT, a linha leva do seu destino inicial ao final, por ano, aproximadamente 48 mil passageiros.
Quem ganhar a licitação deverá ofertar, no mínimo 16 horários por semana no itinerário que passará por cidades como Jardim do Seridó, Parelhas, Juazeirinho (PB) e Soledade (PB) Ao todo, para a linha, devem ser escalados pelo menos 5 ônibus fixos. Todos devem possuir configuração de serviço convencional. O lance mínimo para a passagem nesse trecho é de R$ 26,89.
Esta linha, que no passado foi operada pela saudosa empresa Luso Brasileiro, atualmente, é operada pela Viação Jardinense, com dois horários diários. Saindo às 04:00 e ao meio-dia de Caicó, e de Campina Grande às 05:00 e às 12:00, atualmente a passagem custa R$ 26,50 (exceto taxas) nos dois sentidos.
Currais Novos/Campina Grande (PB): A linha que liga uma das mais importantes cidades do Seridó a maior cidade do interior da Paraíba está inserida lote 3 do Grupo 09 da Licitação, de acordo com o edital da ANTT. Tal situação fará com que uma empresa passe a operar a linha após o resultado do certame.
A linha percorre exatos 216 km em aproximadamente 5 horas (sem o tempo de paradas). De acordo com estimativas da ANTT, a linha leva do seu destino inicial ao final, por ano, aproximadamente 16 mil passageiros.
Quem ganhar a licitação deverá ofertar, no mínimo 5 horários por semana no itinerário que passará por cidades como Equador, Santana do Seridó, Parelhas, Acari e Soledade (PB). Ao todo, para a linha, devem ser escalados pelo menos 2 ônibus fixos. Todos devem possuir configuração de serviço convencional. O lance mínimo para a passagem nesse trecho é de R$ 26,40.
Esta linha, no momento, é operada pela Viação Jardinense, com um horário diário saindo às 05:00 de Currais Novos e de Campina Grande as 15:30. Atualmente, a passagem custa R$ 25,00 (exceto taxas) nos dois sentidos.
Mossoró/Belém: Esta linha que ligará a Capital do Oeste para a Capital Paraense está no lote 3 do Grupo 9 da Licitação, de acordo com o edital da ANTT. Tal situação fará com que uma empresa passe a operar a linha após o resultado do certame.
A linha percorrerá 1745 km em aproximadamente 28 horas (sem o tempo de paradas). De acordo com estimativas da ANTT, a linha leva do seu destino inicial ao final, por ano, pouco mais de 5400 passageiros.
Quem ganhar a licitação deverá ofertar, no mínimo 3 horários por semana no itinerário que passará por cidades como Fortaleza, Zé Doca e Peritoró (MA). Ao todo, para a linha, devem ser escalados pelo menos 3 ônibus fixos. Todos devem possuir configuração de serviço convencional. O lance mínimo para a passagem nesse trecho é de R$ 213,37.
Atualmente, esta ligação é feita pela Expresso Guanabara, dentro da linha Natal/Belém. Com saídas de Mossoró diariamente às 14:05, e de Belém as 08:15, atualmente a passagem custa R$ 278.30 (exceto taxas) nos dois sentidos e pode ser comprada pela internet, no site da empresa cearense.
Nova Cruz/Belém: A linha que ligará uma das mais importantes cidades da região Agreste do estado a Capital Paraense está inserida lote 1 do Grupo 09 da Licitação, de acordo com o edital da ANTT. Tal situação fará com que uma empresa passe a operar a linha após o resultado do certame.
A linha percorrerá exatos 1912 km em aproximadamente 35 horas (sem o tempo de paradas). De acordo com estimativas da ANTT, a linha levará do seu destino inicial ao final, por ano, aproximadamente 5 mil passageiros.
Quem ganhar a licitação deverá ofertar, no mínimo 3 horários por semana no itinerário que passará por cidades como Caicó, Pau Dos Ferros, Araruna (PB) e Peritoró (MA). ao todo, para a linha, devem ser escalados pelo menos 3 ônibus fixos. Todos devem possuir configuração de serviço convencional. O lance mínimo para a passagem nesse trecho é de R$ 246,78.
Esta é uma das linhas novas que passará a ser ofertada com a licitação. Atualmente, não há registro, no site da ANTT, de existência da ligação entre as duas cidades.
Nova Cruz/João Pessoa: A linha que liga a cidade de Nova Cruz Capital da Paraíba está inserida lote 2 do Grupo 09 da Licitação, de acordo com o edital da ANTT. Tal situação fará com que uma empresa passe a operar a linha após o resultado do certame.
A linha percorre exatos 189 km em aproximadamente 4 horas (sem o tempo de paradas). De acordo com estimativas da ANTT, a linha leva do seu destino inicial ao final, por ano, aproximadamente 39 mil passageiros.
Quem ganhar a licitação deverá ofertar, no mínimo, 14 horários por semana no itinerário que passará por cidades como Passa e Fica, Tacima (PB), Pirpirituba (PB), Belém (PB), Guarabira (PB) e Sapé (PB). Ao todo, para a linha, devem ser escalados pelo menos 4 ônibus fixos. Todos devem possuir configuração de serviço convencional. O lance mínimo para a passagem nesse trecho é de R$ 23,11.
Esta é operada, atualmente, pela Expresso Paraibano (Empresa que hoje pertence ao grupo que controla a tradicional empresa paraibana Rio Tinto). A linha conta com quatro horários diários saindo de Nova Cruz as 04:00, 08:00, 10:30 e 17:30 e de João Pessoa as 04:00, 11:00, 13:30 e 15:30. Atualmente a passagem custa R$ 21,97 (exceto taxas) nos dois sentidos.
Pau dos Ferros/Fortaleza: A linha que liga a principal cidade do Auto Oeste à capital do Ceará está no lote 3 do Grupo 09 da Licitação, de acordo com o edital da ANTT. Tal situação fará com que uma empresa passe a operar a linha após o resultado do certame.
A linha percorre exatos 341 km em aproximadamente 7 horas (sem o tempo de paradas). De acordo com estimativas da ANTT, a linha leva do seu destino inicial ao final, por ano, cerca de 673 passageiros.
Quem ganhar a licitação deverá ofertar, no mínimo 1 horário por mês no itinerário que passará por cidades como Ererê (CE), Iracema (CE) e Russas (CE). Para a linha deve ser escalado pelo menos 1 ônibus fixo. Ele deve possuir configuração de serviço convencional. O lance mínimo para a passagem nesse trecho é de R$ 43,79.
Atualmente, esta linha é operada pela empresa cearense São Benedito. Operando o trecho desde 2009, após o fim das operações da empresa Vale do Jaguaribe, a ligação entre as duas cidades é feita, às quartas e sábados saindo de Fortaleza, e às quintas e domingos de Pau dos Ferros, ao meio-dia. No momento, a passagem custa R$ 41,06 (exceto taxas), de acordo com a ANTT.
Tangará/João Pessoa: A linha que liga uma das mais importantes cidades do Trairi para a Capital Paraibana está inserida no lote 1 do Grupo 09 da Licitação, de acordo com o edital da ANTT. Tal situação fará com que uma empresa passe a operar a linha após o resultado do certame.
A linha percorre exatos 226 km em pouco mais de 5 horas (sem o tempo de paradas). De acordo com estimativas da ANTT, a linha leva do seu destino inicial ao final, por ano, aproximadamente 31 mil passageiros.
Quem ganhar a licitação deverá ofertar, no mínimo 17 horários por semana no itinerário que passará por cidades como São José do Campestre, Santo Antônio, Nova Cruz, Belém (PB) e Guarabira (PB). Ao todo, para a linha, devem ser escalados pelo menos 5 ônibus fixos. Todos devem possuir configuração de serviço convencional. O lance mínimo para a passagem nesse trecho é de R$ 28,45.
Esta linha, que no passado foi operada pela gigante São Geraldo, atualmente, é licenciada pela Viação Nordeste. Mas, a mesma não está em operação atualmente. Com a licitação, uma das mais antigas e importantes linhas que circulam pelo interior do Estado voltará a rodar, ligando importantes cidades potiguares à capital paraibana.
Série de matérias: Com esta reportagem, encerramos esta edição do Especial UNIBUS RN com o tema “O Raio X da licitação da ANTT no RN”. Nesta série de reportagens, tentamos passar para você, amigo leitor, o retrato da licitação que deve mexer e muito com rumo do transporte rodoviário brasileiro a partir do ano que vem.
Esperamos que essas matérias tenham tirado parte, ou todas, das suas dúvidas sobre o certame licitatório e também ver como esse processo irá mudar o dia-a-dia do transporte potiguar com relação aos mais variados destinos do Brasil.
Apesar da série ter sido encerrada, todas as novidades sobre a licitação, com certeza, terão cobertura especial no nosso UNIBUS RN. Portanto, acompanhe as próximas matérias sobre o certame no portal que deixa o transporte em evidência.
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Por Michael Pontes

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