Ele foi personagem do mais recente acidente de grande repercussão envolvendo um ônibus em Natal. Pra quem não se lembra, no mês de julho, um ônibus da Reunidas foi atingido por um trem quando circulava na Av. Bernardo Vieira, matando uma pessoa. Após cerca de 2 meses do acidente, o veículo foi reformado e está circulando em uma empresa de Campina Grande, na Paraíba.
O ônibus em questão usava, em Natal, o prefixo 0837. Pertencente a Reunidas, ele é montado no modelo Torino, da Marcopolo, com o chassi MBB OF-1722, da Mercedes-Benz. Fabricado em 2010, o 0837 veio em um lote de 12 unidades que a Reunidas comprara naquele ano. Esse lote foi comprado conjuntamente, onde todas as empresas de Natal compraram 50 veículos naquela oportunidade. Tal compra foi apresentada em um grande evento, que ocorreu no estacionamento do antigo estádio Machadão (Futuro Arena das Dunas), em Lagoa Nova, em março de 2010.
Porém, ele não teve um fim de trajetória feliz nas ruas natalenses. Em 10 de julho, quando rodava na linha 10/29 (Nova Natal/Campus – Via Nova Descoberta – Soledade II), avançou o sinal sonoro que indicava a passagem de um trem na linha férrea que cruza a Av. Bernardo Vieira, no bairro Dix-Sept Rosado. Na ocasião, o ônibus foi abalroado pela composição e tombou na via. Com o impacto, um estudante de 14 anos teve morte instantânea e cerca de 20 passageiros ficaram feridos.
Passados dois meses desse terrível acidente, o Grupo A. Cândido fez um trabalho de reforma surpreendente no veículo, o restaurando totalmente. Com o aspecto de um ônibus novo, ele foi flagrado ontem, 26, iniciando suas atividades em outra empresa do grupo.
Ele agora está operando na matriz da empresa Transnacional, maior do grupo no segmento urbano, na cidade de Campina Grande. Operando com o prefixo 0721, ele substitui um Senior Midi que atualmente está circulando em João Pessoa e, a partir de agora, passa a atender os moradores da segunda maior cidade paraibana.
Infelizmente, porém, este ônibus será lembrado por tirar a vida de um jovem estudante, deixando sua família enlutada, e servirá de exemplo para que outros motoristas, seja de ônibus, carro ou caminhão, não sejam novas vítimas desse tipo de acidente.
Agradecimentos: Ruan Silva
Foto: Henrique Dovalle (G1 RN)
Por Andreivny Ferreira