Especial UNIBUS RN: O Raio-X da licitação da ANTT no RN (Parte 04)

Como estamos mostrando desde o dia 31 de agosto, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) lançou o edital de licitação para cerca de 2 mil linhas de ônibus do transporte interestadual de passageiros, envolvendo itinerários por todo o país. Para mostrar como deve ficar a situação das linhas potiguares, hoje publicamos mais uma edição do Especial UNIBUS RN, com a quarta, e penúltima, parte do raio x que mostra como será o certame nas linhas potiguares.
Na licitação, a ANTT pretende colocar em concorrência 2110 linhas, ligando 2050 cidades. Destas linhas, pouco mais de 900 serão linhas novas ou que não estão sendo operadas atualmente. Muitas delas são no Nordeste.
A licitação dividirá as linhas em 16 grupos, com 54 lotes de linhas. As linhas do Rio Grande do Norte estão alocadas nos grupos 03, 09, 14 e 15, sendo o Grupo 09, em seus três lotes, o que possui a maior quantidade de linhas no Nordeste e, consequentemente, no Rio Grande do Norte.
Na primeira matéria da série, no dia 1º, o Especial UNIBUS RN apresentou as linhas potiguares que estão incluídas no Grupo 03 da licitação. No dia 08, apresentamos o Grupo 15. Já na semana passada, mostramos o Grupo 14. Hoje, começaremos a conhecer as linhas do maior grupo de linhas nordestinas, e potiguares, juntas no certame: o Grupo 09.
Grupo 09: No Grupo 09, que engloba várias linhas entre cidades nordestinas e entre cidades do nordeste e do Norte do país, constam algumas das mais tradicionais linhas do transporte rodoviário do Rio Grande do Norte e que são, em vários casos, algumas das mais importantes linhas das empresas que as operam atualmente. Somente nesse Grupo, constam 23 linhas com ponto inicial no Rio Grande do Norte
Como são muitas linhas, não queremos enfadar você, caro leitor, com uma matéria muito grande. Por isso, dividimos esta última parte do nosso especial em duas e, hoje, você conhece 11 das 23 linhas que constam no grupo.
Natal/Recife: A mais importante linha interestadual do RN, que liga as capitais pernambucana e potiguar, está nos lotes 1, 2 e 3 do Grupo 9 da Licitação, de acordo com o edital da ANTT. Tal situação fará com que três empresas possam operar a linha após o resultado do certame.
A linha percorre cerca de 285 km em 4 horas e 30 minutos, já contando os tempos previstos de parada durante o caminho. De acordo com estimativas da ANTT, a linha leva, por ano, pouco mais de 97 mil passageiros.
Cada empresa que ganhar a licitação deverá ofertar, em cada sentido, no mínimo 27 horários por semana no itinerário que passa por cidades como Mamanguape, João Pessoa (PB) e Goiana (PE). Ao todo, para a linha, devem ser escalados pelo menos 6 ônibus fixos. Eles devem possuir configuração de serviço convencional e executivo. O lance mínimo para a passagem nesse trecho é de R$ 36,15.
Atualmente, duas empresas operam o trecho. A principal delas é a Progresso, cuja linha é considerada a mais importante em operação na empresa atualmente. No momento, a passagem custa entre R$ 43,00 e R$ 61,66 (exceto taxas) nos dois sentidos e pode ser comprada pela internet. Diariamente, a linha possui horários a cada duas horas entre 6:30 e 19:00 e a última saída, em ambos os sentidos, ocorre à meia-noite.
Quem também opera o trecho Natal/Recife é a Trans Brasil. A ligação é atendida dentro do itinerário Natal/Osasco (SP), cuja saída diária do terminal rodoviário da Cidade da Esperança é por volta das 3:00. A passagem custa R$ 37,30.
Natal/Campina Grande: A tradicional linha que liga a capital potiguar à maior cidade do interior do Nordeste está nos lotes 2 e 3 do Grupo 09 da Licitação, de acordo com o edital da ANTT. Tal situação fará com que duas empresas passem a operar a linha após o resultado do certame.
A linha percorre cerca de 290 km em aproximadamente 5 horas (sem o tempo de paradas). De acordo com estimativas da ANTT, a linha leva, por ano, 35237 passageiros.
Cada empresa que ganhar a licitação deverá ofertar, em cada sentido, no mínimo, 11 horários por semana no itinerário que passa por cidades como Passa e Fica, Areia e Guarabira (PB). Ao todo, para a linha, devem ser escalados pelo menos 4 ônibus fixos. Eles devem possuir configuração de serviço convencional e semi-leito. O lance mínimo para a passagem nesse trecho é de R$ 35,72.
Atualmente, quem opera essa linha, sozinha, é a Viação Nordeste. Saindo da capital potiguar diariamente às 05:00, 06:00, 12:00 e 18:00, e de Campina Grande às 05:00, 08:00, 12:00 e 18:00, atualmente a passagem de uma das mais antigas linhas a ser operada pela empresa custa entre R$ 42,00 e R$ 43,50 (exceto taxas) nos dois sentidos.
Natal/Teresina: A linha que liga Natal a capital do Piauí está no lote 2 do Grupo 09 da Licitação, de acordo com o edital da ANTT. Tal situação fará com que uma empresa passe a operar a linha após o resultado do certame.
A linha percorre exatos 1112 km em aproximadamente 22 horas (sem o tempo de paradas). De acordo com estimativas da ANTT, a linha leva do seu destino inicial ao final, por ano, pouco mais de 7800 passageiros.
Quem ganhar a licitação deverá ofertar, em cada sentido, no mínimo 3 horários por semana no itinerário que passará por cidades como Mossoró, Fortaleza e Picos (PI). Ao todo, para a linha, devem ser escalados pelo menos 2 ônibus fixos. Todos devem possuir configuração de serviço convencional. O lance mínimo para a passagem nesse trecho é de R$ 136,12.
Atualmente, quem opera essa linha é a tradicional empresa Progresso, dentro do itinerário Natal/São Luís (Via João Pessoa). Saindo às 14:30 de Natal, e às 19:20 de Teresina, de segunda a sexta, atualmente a passagem custa R$ 151,60 (exceto taxas) nos dois sentidos e pode ser comprada pela internet.
Natal/São Luís: Uma das mais tradicionais linhas que saem do RN, a linha que liga as capitais potiguar e maranhense está no lote 2 do Grupo 09 da Licitação, de acordo com o edital da ANTT. Ela está dividida em dois itinerários, sendo um passando por João Pessoa, na Paraíba, e o outro por Picos, no Piauí. Apesar de ter dois caminhos, tal situação fará com que apenas uma empresa passe a operar a linha após o resultado da licitação.
Ambos os itinerários percorrem, em cada sentido, cerca de 1800 km em aproximadamente 30 horas (sem o tempo de paradas). De acordo com estimativas da ANTT, a linha leva, por ano, pouco mais de 10 mil passageiros, juntando os dois itinerários.
Quem ganhar a licitação deverá ofertar, em cada sentido, no mínimo 3 horários por semana no itinerário via Picos (PI) e um horário mensal via João Pessoa. Ao todo, para a linha, devem ser escalados pelo menos 5 ônibus fixos, em ambos os itinerários. Todos devem possuir configuração de serviço convencional. O lance mínimo para a passagem nesse trecho é de R$ 217,20 (Via João Pessoa) e R$ 223,70 (Via Picos).
Atualmente, quem opera essa linha é a empresa Progresso, no itinerário via Picos, mas que também atende a João Pessoa. Saindo de Natal às 14:30, e de São Luís às 11:50, sempre de segunda a sexta, atualmente a passagem custa R$ 253,10 (exceto taxas) nos dois sentidos e pode ser comprada pela internet.
Natal/Guarabira (PB): A linha que ligará Natal a uma das mais importantes cidades da Paraíba está no lote 2 do Grupo 09 da Licitação, de acordo com o edital da ANTT. Tal situação fará com que apenas uma empresa passe a operar a linha após o resultado do processo licitatório.
A linha percorre exatos 196 km em aproximadamente 3 horas (sem o tempo de paradas). De acordo com estimativas da ANTT, a linha leva do seu destino inicial ao final, por ano, pouco mais de 15000 passageiros.
Quem ganhar a licitação deverá ofertar, em cada sentido, no mínimo 8 horários semanais no itinerário que passa por cidades como Goianinha, Nova Cruz e Passa e Fica. Ao todo, para a linha, devem ser escalados pelo menos 3 ônibus fixos. Todos devem possuir configuração de serviço convencional. O lance mínimo para a passagem nesse trecho é de R$ 23,52.
Atualmente, quem opera essa linha é a Viação Nordeste. Saindo da capital potiguar diariamente às 05:15 e as 08:00, e de Guarabira às 08:00 e 14:00, atualmente a passagem custa entre R$ 27,50 (exceto taxas) nos dois sentidos.
Natal/Canindé (CE): A linha que liga a capital potiguar e um dos destinos turísticos religiosos mais importantes do Nordeste está no lote 2 do Grupo 09 da Licitação, de acordo com o edital da ANTT. Tal situação fará com que uma empresa passe a operar a linha após o resultado do certame.
A linha percorre exatos 653 km em aproximadamente 10 horas (sem o tempo de paradas). De acordo com estimativas da ANTT, a linha leva do seu destino inicial ao final, por ano, pouco mais de 1,6 mil passageiros.
Quem ganhar a licitação deverá ofertar, em cada sentido, no mínimo 1 horário por semana no itinerário que passa por cidades como Assu, Mossoró, Aracati e Fortaleza (CE). Ao todo, para a linha, deve ser escalado pelo menos 1 ônibus fixo, que deve possuir configuração de serviço convencional. O lance mínimo para a passagem nesse trecho é de R$ 79,98.
Atualmente, quem opera essa linha é a Viação Nordeste. Com dois horários semanais saindo de Natal às 15:00 (sextas e sábados) e da rodoviária de Canindé às 13:00 (sábados e domingos), atualmente a passagem custa R$ 83,67 (exceto taxas) nos dois sentidos.
Mossoró/João Pessoa: A linha que liga a capital paraibana para a segunda maior cidade potiguar está no lote 2 do Grupo 09 da Licitação, de acordo com o edital da ANTT. Tal situação fará com que uma empresa passe a operar a linha após o resultado do certame.
A linha percorre exatos 435 km em aproximadamente 7 horas (sem o tempo de paradas). De acordo com estimativas da ANTT, a linha leva do seu destino inicial ao final, por ano, pouco mais de 4 mil passageiros.
Quem ganhar a licitação deverá ofertar, em cada sentido, no mínimo 3 horários por semana no itinerário que passa por cidades como Mamanguape (PB), Feira Parnamirim e Lajes. Ao todo, para a linha, devem ser escalados pelo menos 2 ônibus fixos. Todos devem possuir configuração de serviço convencional. O lance mínimo para a passagem nesse trecho é de R$ 54,00.
Atualmente, a Viação Nordeste opera a linha, sendo uma das mais importantes da empresa. No momento, a passagem custa R$ 67,50 (exceto taxas) nos dois sentidos. Diariamente, a linha tem saídas às 20:00, de João Pessoa, e às 23:00 de Mossoró. Na Nordeste, ela é operada dentro da ligação João Pessoa/Fortaleza.
Mossoró/Sousa (PB): A linha que liga duas das principais cidades do interior nordestino está no lote 2 do Grupo 09 da Licitação, de acordo com o edital da ANTT. Ela está dividida em dois itinerários, sendo um passando por Jericó, na Paraíba, e o outro por Pau dos Ferros. Apesar de ter dois caminhos, tal situação fará com que apenas uma empresa passe a operar a linha após o resultado da licitação.
Ambos os itinerários percorrem, em cada sentido, cerca de 256 km em aproximadamente 4 horas (sem o tempo de paradas). De acordo com estimativas da ANTT, a linha leva, por ano, pouco mais de 1,5 mil passageiros, juntando os dois itinerários.
Quem ganhar a licitação deverá ofertar, em cada sentido, no mínimo 1 horário mensal em cada itinerário. Ao todo, para a linha, devem ser escalados pelo menos 1 ônibus fixo para a ligação via Pau dos Ferros e outro para a ligação via Jericó. Os ônibus devem possuir configuração de serviço convencional. O lance mínimo para a passagem nesse trecho é de R$ 31,31 (Via Jericó) e R$ 31,16 (Via Pau dos Ferros).
Atualmente, quem opera essa linha é a empresa Gontijo, no itinerário via Jericó. Saindo de Mossoró às 06:00, e de Sousa às 13:00, sempre às segundas-feiras, atualmente a passagem custa R$ 36,24 (exceto taxas) nos dois sentidos e pode ser comprada pela internet.
Mossoró/Recife: A linha que liga a Capital do Oeste para a maior cidade de Pernambuco está no lote 2 do Grupo 09 da Licitação, de acordo com o edital da ANTT. Tal situação fará com que uma empresa passe a operar a linha após o resultado do certame.
A linha percorre exatos 553 km em aproximadamente 9 horas (sem o tempo de paradas). De acordo com estimativas da ANTT, a linha leva do seu destino inicial ao final, por ano, cerca de 9000 passageiros.
Quem ganhar a licitação deverá ofertar, em cada sentido, no mínimo 4 horários semanais no itinerário que passa por cidades como Lajes, Natal e João Pessoa. Ao todo, para a linha, devem ser escalados pelo menos 2 ônibus fixos. Ambos devem possuir configuração de serviço convencional. O lance mínimo para a passagem nesse trecho é de R$ 67,64.
Atualmente, o trecho com ponto final entre as duas localidades não é operado. Porém, o trecho é atendido, dentro da linha Recife/Fortaleza, pela Expresso Guanabara. A empresa cearense disponibiliza três horários diários saindo de Recife (8:15, 19:00 e 19:15) e quatro passando por Mossoró (12:15, 23:10, 23:15 e 23:20). Atualmente a passagem custa entre R$ 68,13 e R$ 122,95 (exceto taxas) nos dois sentidos e pode ser comprada pela internet.
Uma curiosidade sobre a linha é o fato de ela ter sido uma das primeiras a ser operada pela Guanabara no início das suas operações, em 1992. A linha possuía dois itinerários: Via Natal, que é o trecho a ser licitado, e via Campina Grande, que não é mais operado. A ligação direta entre as duas cidades deixou de ser feita em meados de 2000 e passou a ser feita dentro da Recife/Fortaleza.
Série de matérias: Esta foi a quarta reportagem dessa série que o UNIBUS RN está fazendo nesta editoria sobre a licitação da ANTT. Na próxima edição do Especial UNIBUS RN, mostraremos o restante das linhas potiguares que compõem o Grupo 09 das linhas que serão licitadas.
Por Andreivny Ferreira
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