Você perdeu alguma notícia importante nessa semana? Quer rever alguma atualização das nossas editorias? Então, chegou a hora. Neste sábado, trazemos mais uma edição da coluna “Dia 7”, com as principais notícias da semana que termina hoje, juntamente com as atualizações das colunas publicadas de domingo até ontem.
Então, vamos ler abaixo as principais notícias do transporte potiguar e nacional nesta semana.
Domingo: Começando a semana, no dia 15, divulgamos a prisão de três pessoas após assaltarem um ônibus em Natal. O fato ocorreu na manhã do dia anterior, na Zona Norte. Dois dos assaltantes, que agiram em um ônibus da linha 27, eram menores. O texto completo pode ser lido AQUI.
Já o nosso destaque nacional se voltou para Fortaleza, onde ocorrerá mais uma edição, no próximo dia 28, do Encontro de Busólogos da Expresso Guanabara, em parceria com o Fortalbus – parceiro do UNIBUS RN. Na ocasião, mostramos a programação do evento, que reunirá mais de 120 busólogos de todo o país na capital cearense. Clique AQUI para conferir mais detalhes.
Segunda-feira: No dia 16, mostramos a tramitação de um projeto de Lei, na Câmara Municipal, que libera a Prefeitura para contrair um empréstimo milionário para obras de mobilidade urbana. O projeto prevê que o executivo pode receber até R$ 104 milhões para as intervenções. O texto completo pode ser lido AQUI.
Em nível nacional, mostramos mais um projeto de Lei – desta vez, tramitando na Câmara dos Deputados. A medida prevê multas para as empresas de ônibus que tiverem seus veículos flagrados com a presença apenas do motorista. O projeto ainda está tramitando em Brasília. A matéria completa pode ser lida AQUI.
Terça-feira: No dia 17, a capital do Oeste foi destaque no UNIBUS RN. Mostramos a primeira novidade de frota do ano em Mossoró. A responsável por isso foi a Sideral, que incorporou dois ônibus seminovos à sua frota. Confira a matéria clicando AQUI.
Em nível nacional, destacamos a Volkswagen, que está divulgando uma publicação própria onde ela mostra soluções para o transporte público em 30 países. A revista pode ser solicitada por e-mail ou baixada na internet. Clique AQUI para saber mais informações.
Quarta-feira: No dia 18, mostramos a recomendação, expedida pelo Ministério Público do Trabalho, que pede as empresas de ônibus o aumento e a garantia de segurança para os motoristas e cobradores de ônibus. A medida visa diminuir os efeitos da onda de insegurança que ronda o transporte público natalense. Mais informações podem ser vistas clicando AQUI.
Nacionalmente, destacamos um projeto, encabeçado pela NTU, que pede ao Ministério das Cidades a implantação de faixas BRS em 45 cidades brasileiras. O sistema é semelhante ao BRT e pode ter, nessas localidades, 2 mil km de vias exclusivas. Veja AQUI a matéria completa.
Quinta-feira: No dia 19, mostramos a mais nova aquisição da Terra Dourada. A empresa, que atua no ramo de fretamento, incorporou a sua frota mais um ônibus zero km fabricado pela Marcopolo, que será destinado ao fretamento de alto padrão. A matéria completa pode ser lida AQUI.
No cenário nacional, mostramos a aprovação, no Congresso Nacional, da Medida Provisória, editada pelo Governo Federal, que desonera os impostos que incidem na tarifa do transporte urbano em todo o país. Com essa medida, impostos como PIS e COFINS serão extintos ou terão redução. Veja AQUI mais informações.
Sexta-feira: No dia 20, mostramos uma consequência das obras de mobilidade urbana em Natal: a mudança do local de realização do Carnatal. Por conta das intervenções no entorno do Arena das Dunas, a maior micareta do país terá de encontrar outro local pra ser feita neste ano. Mais informações podem ser vistas clicando AQUI.
Em nível nacional, destacamos um processo, instaurado em Pernambuco, contra várias empresas de ônibus do Grande Recife. O motivo alegado pelo Ministério Público são as condições de trabalho impostas aos motoristas e cobradores. Veja AQUI mais informações sobre o processo.
Editorias: Nossos quadros também foram destaque no UNIBUS RN na semana que está terminando.
Começando a semana, no domingo (15), o Especial UNIBUS RN continuou sua série especial, iniciada no início do mês. A coluna trouxe a terceira parte de um levantamento que mostra as linhas potiguares que estarão na Licitação que a ANTT está promovendo nas linhas interestaduais. Confira mais uma matéria da série clicando AQUI.
Na segunda (16), o Garagem.com trouxe, na sua atualização, uma sugestão para que se diminua o montante roubado dos motoristas e cobradores nos assaltos a ônibus: a diminuição – ou extinção – da circulação de dinheiro para que a passagem seja paga. O texto completo pode ser lido AQUI.
Na quarta, 18, a coluna Retrô trouxe a história de mais um ônibus está rodando no Rio Grande do Norte. Desta vez, falamos da trajetória de um ônibus que já circulou em terras pernambucanas e, atualmente, está incorporado à frota da empresa Conceição. Confira a história desse ônibus clicando AQUI.
Já na sexta, 20, o Editorial UNIBUS RN trouxe mais uma de suas atualizações. A coluna abordou a falta de qualidade no transporte público em todo o país. Mesmo com o advento da Copa e das Olimpíadas, até o momento nenhum grande benefício foi visto. O texto pode ser lido clicando AQUI.
Por Andreivny Ferreira