Retrô: Conceição – 517

Nada como um repeteco para lembrar dos bons veículos que já passaram ou ainda estão em atividade no nosso sistema de transportes, não é verdade? Pois bem, caro leitor. Em mais uma da coluna “Retrô”, trazemos um ônibus que está circulando em terras potiguares, mas que tem origens em outros ares.
Este veículo é o ônibus de prefixo 517, da empresa Conceição. O veículo chegou na empresa na metade do ano passado, dentro de um lote de 41 ônibus seminovos que a empresa adquiria na época após ter seu controle acionário transferido para o consórcio Cidade Alta-Itamaracá, o que havia acontecido meses antes. Os ônibus são oriundos dessas duas empresas, que juntas administram algumas empresas no RN.
Dentre esses 41 ônibus, 20 eram da Itamaracá, empresa que originalmente ele circulara na região metropolitana do Recife. Por lá, tinha o prefixo 511 e circulava ostentando sua pintura padrão, algo raro hoje em dia na segunda maior empresa urbana de Pernambuco.
Fabricado em 2005, o ônibus tem um diferencial importante: os critérios de acessibilidade. Ele atende a todos, incluindo o porte de um elevador para acesso de cadeirantes e espaço para que dois deficientes físicos, em cadeira de rodas, possam usar o veículo – na maioria dos ônibus com essa configuração, apenas um lugar é destinado a pessoas com essa limitação.
Em terras pernambucanas, nosso personagem de hoje circulou nas principais linhas da Itamaracá, que atende cidades como Abreu e Lima, Igarassu e Paulista, todas no entorno do Recife. Ele foi desativado no início de 2012, com a chegada de um lote de veículos adquirido junto à Comil para as linhas do sistema SEI.
Ainda em 2012, com a compra da Conceição por parte do grupo empresarial pernambucano que a comanda atualmente, vários ônibus da Itamaracá foram destinados para Natal para substituir veículos muito antigos que a empresa potiguar mantinha rodando. Sua chegada foi destacada por conta dos critérios de acessibilidade, uma vez que, juntamente com ele, outros três veículos com configuração semelhante passaram a rodar por aqui e aumentaram a frota de ônibus adaptados da empresa: de 43 para 47 ônibus, sendo os quatro vindos de Pernambuco os mais velhos de Natal a possuírem elevador para cadeirantes.
Por aqui, o ônibus ganhou o prefixo 517 e já passou por várias linhas da Conceição, que atende linhas dos bairros de Felipe Camarão, Guarapes, Planalto e Cidade Nova – todos na Zona Oeste de Natal. Atualmente, é fixo da linha 21 (Felipe Camarão/Areia Preta), uma das principais e de maiores frotas operadas pela empresa que possui pouco mais de 20 anos de atividades em Natal.
Dados do ônibus:
Caio Induscar Apache Vip I 2005, Volkswagen VW 17.210 EOD. Placa: KFS-9096
Por Andreivny Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo