Uma alternativa para desafogar o trânsito da capital ainda aguarda a liberação de recursos por parte do Governo Federal. A Via Norte-Sul, que consiste na criação de dois grandes eixos em pista dupla, que terá um investimento de mais de R$ 220 milhões espera o sinal verde da União. A Secretaria de Infraestrutura anunciou que tudo depende agora do aval do Ministério das Cidades para autorização a liberação Via Caixa Econômica Federal. “O financiamento deverá liberado em breve pelo grupo gestor do ministério”, anunciou Kátia Pinto.
A obra, selecionada em Março, dentro do PAC 2 – Grandes Cidades, programa do Ministério das Cidades do Governo Federal, tem como objetivo criar um novo corredor viário dentro do perímetro urbano da cidade de Natal, com 11,8 km de extensão, interligando a Zona Oeste à Zona Sul, com início na Av. Ranieri Mazzilli (BR-226) e seguindo até a Rota do Sol, passando pela Av. das Alagoas (túnel BR-101).
O Governo do Estado estima que a obra vai beneficiar 380.000 pessoas, sendo 300.000 em Natal e 80.000 nos outros municípios da Região Metropolitana de Natal, passando pelos bairros de Bom Pastor, Felipe Camarão, Cidade da Esperança, Planalto, Pitimbu, Neópolis, Capim Macio e Ponta Negra. Dentro de seu traçado, a obra contará ainda com ciclovia, faixas exclusivas para transporte coletivo, urbanização com acessibilidade, calçadas e sete obras d´arte (entre viadutos e túneis).
Fonte: Portal No Ar