Como estamos mostrando desde o dia 31 de agosto, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) lançou o edital de licitação para cerca de 2 mil linhas de ônibus do transporte interestadual de passageiros, envolvendo itinerários por todo o país. Para mostrar como deve ficar a situação das linhas potiguares, hoje publicamos mais uma edição do Especial UNIBUS RN, com a terceira parte do raio x que mostra como será o certame nas linhas potiguares.
A licitação dividirá as linhas em 16 grupos, com 54 lotes de linhas. As linhas do Rio Grande do Norte estão alocadas nos grupos 03, 09, 14 e 15, sendo o Grupo 09, em seus três lotes, o que possui a maior quantidade de linhas no Nordeste e, consequentemente, no Rio Grande do Norte.
Na primeira matéria da série, o Especial UNIBUS RN apresentou as linhas potiguares que estão incluídas no Grupo 03 da licitação. Já na semana passada, apresentamos o Grupo 15. Nesta edição do “Especial UNIBUS RN”, temos as linhas do Grupo 14. Vamos conhecê-las?
Grupo 14: Este grupo é um pouco diferente dos outros já apresentados. É um grupo de linhas bem miscigenado e que mistura várias ligações entre distintas regiões do país. Nele encontramos ligações entre cidades do Nordeste com as do Sul, Nordeste com Sudeste, Nordeste com Nordeste, dentre outras. Uma mistura de linhas que não é encontrada nos outros grupos – por isso o grupo 14 se torna interessante e diferente dos outros.
Nesta divisão de linhas do Grupo 14, encontram-se as seguintes ligações potiguares, retratadas com detalhes abaixo: Mossoró/Belo Horizonte, Caicó/Crato (CE), Natal/Rio de Janeiro e Natal/Belo Horizonte.
Mossoró/Belo Horizonte: A linha que liga a cidade de Mossoró e a Capital Mineira está no Lote 1 do grupo 14 da licitação promovida pela ANTT. Tal situação fará com que uma empresa passe a operar a linha após o resultado do certame.
A linha percorre um trecho com cerca de 2609 Km, em 45 horas de duração. De acordo com estimativas da ANTT, ela leva cerca de 672 passageiros por ano e passará por várias cidades importantes do país, como Recife, Maceió, Aracajú, Vitória da Conquista (BA), Teófilo Otoni e Governador Valadares (MG).
Quem ganhar a licitação, deverá disponibilizar, no mínimo, 1 horário mensal com uma frota fixa de 2 ônibus convencionais. Esta é uma estimativa mínima, já que, como a linha fará a ligação entre várias cidades importantes, com certeza ela terá mais horários.
Atualmente a linha é atendida pela mineira Gontijo, e tem saídas uma vez por semana, partindo de Mossoró ao meio-dia toda segunda-feira e voltando de Belo Horizonte na Sexta as 20:30. A capixaba Itapemirim também tem o registro da linha, mas a mesma não opera mais o trecho.
Caicó/Crato (CE): A linha que liga as interioranas cidades de Caicó (RN) e Crato (CE) está no Lote 2 do grupo 14 da licitação promovida pela ANTT. Tal situação fará com que uma empresa passe a operar a linha após o resultado do certame.
A linha percorre um trecho com cerca de 372 km, em 9 horas de duração, e a mesma, de acordo com estimativas da ANTT, leva cerca de 6.526 passageiros por ano, passando por várias cidades importantes do Nordeste, como Sousa, Cajazeiras (PB) e Juazeiro do Norte (CE).
Quem ganhar a licitação, deverá disponibilizar, no mínimo, 3 horários semanais com uma frota fixa de 2 ônibus convencionais – lembrando que esta é uma estimativa mínima, mais horários podem e devem ser incorporados.
Atualmente a linha tem seu registro junto à empresa Gontijo. A mesma oferece o trecho dentro da linha Natal / Crato que também é de sua concessão. Após a licitação a linha Caicó/Crato voltará a atuar independente da linha natalense. Atualmente o ônibus sai diariamente de Natal as 19:00, com previsão de passar em Caicó as 23:30. Já na volta, a linha sai do Crato as 17:00. A passagem no trecho Caicó/Crato custa R$ 59,00.
Natal/Belo Horizonte: A linha que liga as capitais potiguar e mineira está no Lote 4 do grupo 14 da licitação promovida pela ANTT. Tal situação fará com que uma empresa passe a operar a linha após o resultado do certame.
A linha percorre um trecho com cerca de 2350 km em 41 horas de duração. De acordo com estimativas da ANTT, ela leva 8.893 passageiros por ano, contendo em seu itinerário passagem por várias cidades importantes do país como João Pessoa, Recife, Maceió, Aracajú, Feira de Santana e Vitória da Conquista (BA).
Quem ganhar a licitação, deverá disponibilizar no mínimo 3 horários semanais, com uma frota fixa de 5 ônibus convencionais – lembrando que esta é uma estimativa mínima, mais horários podem e devem ser incorporados.
Atualmente a linha é operada por duas empresas. A capixaba Itapemirim oferece 3 horários semanais saindo de Natal na segunda, quarta e sexta no horário das 09:00. Na empresa da família Cola, as saídas de Belo Horizonte ocorrem na terça, quinta e domingo às 20:45.
Já na Gontijo, a linha sai de Natal semanalmente nos sábados, às 15:30, e volta de Belo Horizonte toda sexta-feira, com previsão de saída às 20:00. A passagem, em cada trecho, custa atualmente R$ 367,91.
Natal/Rio de Janeiro: A linha que liga as capitais potiguar e carioca está no Lote 4 do grupo 14 da licitação promovida pela ANTT. Tal situação fará com que uma empresa passe a operar a linha após o resultado do certame.
A linha percorre um trecho com cerca de 2570 km em 44 horas de duração, e a mesma, de acordo com estimativas da ANTT, leva 3.554 passageiros por ano, sendo uma das linhas mais tradicionais do Nordeste atualmente.
Quem ganhar a licitação, deverá disponibilizar no mínimo 2 horários semanais com uma frota fixa de 4 ônibus convencionais – lembrando que esta é uma estimativa mínima, mais horários podem e devem ser incorporados.
Atualmente o itinerário é operado pela São Geraldo. A linha tem saídas diárias tanto do Rio, quanto de Natal. As saídas da capital potiguar ocorrem as 14:00, enquanto que, no Rio, a saída é as 14:30 (menos nas Terças e Sábados, quando a saída ocorre as 18:30). A passagem para o trecho custa R$ 400,00 nos dois sentidos.
Série de matérias: Esta foi à terceira reportagem de uma série que o UNIBUS RN está fazendo nesta editoria sobre a licitação da ANTT. Na próxima edição do Especial UNIBUS RN, mostraremos o mais importante grupo que atinge o Rio Grande do Norte, o Grupo 09. Nele estão nada mais nada menos que 23 linhas que ligam nosso estado aos estados vizinhos do Pernambuco, Ceará e Paraíba.
Ligações importantes como a Natal / Fortaleza, Natal / Recife e Natal / João Pessoa estão alocadas neste grupo, e com muitas novidades nestes trechos. Então, é só aguardar e conferir a nossa próxima reportagem especial porque promete muito. Até lá!
Por Michael Pontes
Confira também:
Especial UNIBUS RN – O raio X da licitação da ANTT no RN (Parte 01)
Especial UNIBUS RN – O raio X da licitação da ANTT no RN (Parte 02)
Especial UNIBUS RN – O raio X da licitação da ANTT no RN (Parte 02)