Editorial UNIBUS RN: Destravando em partes

Antes tarde do que nunca, o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT) finalmente assinou a ordem de serviço de parte das obras de mobilidade urbana para tentar melhorar o caótico trânsito da capital potiguar. Nessas obras, estão previstas, dentre outras ações, intervenções viárias e construção de paradas de ônibus.
É inegável que tais obras, se realmente forem feitas de acordo com o projeto, vão ajudar bastante a destravar o trânsito da nossa capital. É incomum você encontrar vias como a Prudente de Morais e a BR 101 com trânsito livre às 7:00 ou às 18:00 – atrasando a volta pra casa do motorista e travando ainda mais o já deficiente transporte público da nossa cidade.
Mas, será que essas obras são suficientes? A resposta é não.
Tais intervenções deveriam ter sido feitas bem antes, já que visam a melhor circulação das pessoas por conta dos jogos da Copa do Mundo, que tem Natal como uma das sedes no ano que vem. Isso sem contar que, pelo pouco tempo que resta para o mundial – pouco mais de 8 meses –, a execução de tantas melhorias pode vir em uma qualidade inferior ao esperado.
Além disso, são intervenções pontuais que não resolvem o problema de outros pontos da cidade. Enquanto vão destravar o entorno do Arena das Dunas, regiões como a Felizardo Moura (Acesso para a Zona Norte), Roberto Freire, Jaguarari, dentre outros pontos, vão continuar congestionados. É  como trocar seis por meia-dúzia.
Mas, a principal intervenção ainda não vem para o mundial: a melhoria do transporte público. Com certeza, intervenções como essas não seriam necessárias se quem possui carro fosse tentado a deixá-lo em casa pelo fato de termos um transporte público de qualidade. Já cansamos de bater na tecla de que um ônibus que ande rápido, com qualidade e conforto, tendo um preço de passagem atrativo, ajuda e muito a melhorar a mobilidade urbana de uma cidade, independente de seu porte.
Natal precisa urgentemente de sistemas como um BRT ou um BRS para, pelo menos, destravar um pouco o já caótico sistema de transporte da nossa cidade. Mas, uma melhoria mais profunda exige tempo e disposição de quem faz o sistema.
Certamente, se essa força de vontade aparecer, todos saem ganhando e a capital potiguar não ficará parada na hora do rush.

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