Copa 2014: Prefeito assina ordem de serviço das obras de mobilidade urbana

A Prefeitura do Natal tem oito meses para concluir o segundo lote das obras de mobilidade na matriz da Copa de 2014, cuja ordem de serviço foi assinada ontem, em cerimônia realizada no Palácio Felipe Camarão. A previsão é de que, até maio do próximo ano, sejam erguidos seis túneis, dois viadutos e duas passarelas de pedestres. As intervenções têm custo estimado em R$ 222 milhões e, até serem concluídas, devem aumentar o transtorno de quem já sofre com os engarrafamentos nos horários de picos. A Avenida Prudente de Morais, por onde passam atualmente 100 mil veículos/dia, terá um dos sentidos bloqueado.
As obras serão executadas pelo consórcio formado pela Queiroz Galvão e Ferreira Guedes. Para o prefeito Carlos Eduardo, o conjunto de obras do segundo lote corresponde à maior intervenção de mobilidade urbana já realizada em Natal. “Eu creio que efetivamente dentro de dez dias teremos esta obra iniciada, que vai ser a principal de mobilidade urbana de Natal e vamos eliminar seis gargalos que travam o trânsito de Natal. Além disso, esteticamente vamos fazer de Natal uma cidade mais bonita do que ele já é”, destacou.
Mesmo com o início das obras anunciado e a ordem de serviço assinada, o Executivo Municipal ainda aguarda que a Câmara Municipal de Natal autorize o empréstimo de R$ 104 milhões com a Caixa Econômica Federal. A previsão é de que a autorização seja dada na próxima semana. Contudo, garantiu Carlos Eduardo, os recursos da União já estão assegurados, independente da autorização do legislativo.
O conjunto de obras compreende dois viadutos estaiados, sendo um na Avenida Senador Salgado Filho e outro na Avenida Prudente de Moraes. Os túneis (chamados de trincheiras dentro do projeto) serão construídos nas avenidas Lima e Silva, Jerônimo Câmara, Capitão Mor Gouveia e Raimundo Chaves, todos passando por baixo da Prudente de Moraes. Um último liga a Romualdo Galvão à marginal da Avenida Salgado Filho, passando por baixo da Lima e Silva.
As obras, informou o consórcio, serão realizadas em quatro ou cinco frentes ao mesmo tempo, e nos três turnos. A previsão é de que cada parte da obra, isoladamente leve entre quatro e cinco meses, sendo iniciada pelo trecho de conexão entre a Lima e Silva e a Prudente de Moraes, partindo em seguida para Romualdo Galvão e Capitão Mor Gouveia.
Intervenções: A obra é dividida em seis partes. O trecho denominado um é referente a uma trincheira (túnel) que dará continuidade à Avenida Capitão Mor Gouveia, passando por baixo da Prudente de Morais. A estrutura ganha uma alça dentro da projeção da Arena das Dunas, onde funcionou o kartódromo, o que possibilita o retorno para a Prudente.
A segunda parte, considerada a mais emblemática, é na Avenida Lima e Silva com a Prudente de Morais. Haverá duas trincheiras: uma possibilitando ao motorista seguir em frente na Lima e Silva no sentido Potilândia – Lagoa Nova, passando por baixo da Prudente de Morais. A outra opção para o usuário da via é pegar à esquerda pela Prudente de Morais e seguir no sentido Centro-Candalária. Neste entroncamento ainda será instalado um viaduto estaiado para quem trafega na Prudente de Morais no sentido Candelária-Centro. Já para quem faz o sentido inverso na via, não há mudanças em relação a como é feito hoje.
Na Avenida Romualdo Galvão, haverá também uma trincheira que passa por baixo da Avenida Lima e Silva, dando acesso à marginal da AV. Salgado Filho no sentido Centro-Zona Sul. Nesta área, à altura da Arena das Dunas, também será construída uma passarela de pedestres. O outro viaduto estaiado será erguido na Avenida Salgado Filho, desafogando o trânsito intenso que há hoje de quem entra e sai da marginal da BR 101.
Há ainda a obra da Avenida Jerônimo Câmara, que é uma continuação das obras da Avenida Lima e Silva. Na Prudente, ao sair da Lima e Silva pelo túnel, há a possibilidade de seguir pela via ou dobrar à direita na Jerônimo Câmara.
A última intervenção seria na Avenida Raimundo Chaves, passando por baixo da Prudente de Morais. Esta é uma das únicas intervenções que será mão dupla. Um ponto a ser destacado é que todas as trincheiras têm espaço para dois carros grandes, sem prejuízo das calçadas.
Fonte: Novo Jornal

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