Anunciado ainda antes do recesso parlamentar, em junho, pelos vereadores “de esquerda” Amanda Gurgel, do PSTU, e Sandro Pimentel e Marcos Antônio, do PSOL, o projeto do Passe Livre para estudantes e desempregados natalenses foi apresentado oficialmente a população de Natal na manhã do último dia 5, na Câmara Municipal de Natal. E, segundo os técnicos convidados por Amanda, a propositora da audiência, o projeto é economicamente viável e não compromete o orçamento municipal.
“Estamos aqui para garantir que o Projeto do Passe Livre seja discutido em regime de urgência nesta Casa”, afirmou Amanda Gurgel. Ela disse que as leis brasileiras amparam o direito de acessibilidade das pessoas no âmbito das cidades. “O projeto é viável, e existem recursos suficientes para pô-lo em prática”.
A iniciativa contou com a participação de representantes da Assembleia Nacional de Estudantes Livre (ANEL), do Movimento Passe Livre (MPL), do Instituto Latino Americano de Estudos Socioeconômicos (Ilaese), do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde Pública (Sindsaúde/RN) e do Sindicato dos Permissionários de Transporte Opcional de Passageiros do RN (Sitoparn).
De acordo com o professor do Ilaese, Nazareno Godeiro, a implantação do Passe Livre não compromete o orçamento do município de Natal. “Este benefício para estudantes e trabalhadores desempregados custaria algo em torno de 70 milhões de reais, ou seja, apenas 0,6% do Produto Interno Bruto da cidade”, explicou.
Também participaram da audiência dos vereadores Hugo Manso (PT), Sandro Pimentel (PSOL), Marcos Antônio (PSOL), George Câmara (PC do B), Paulinho Freire (PP), Maurício Gurgel (PHS) e Aquino Neto (PV).
Fonte: Portal no Ar