Como estamos mostrando desde o dia 31 de agosto, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) lançou o edital de licitação para cerca de 2 mil linhas de ônibus do transporte interestadual de passageiros, envolvendo itinerários por todo o país. Para mostrar como deve ficar a situação das linhas potiguares, hoje publicamos mais uma edição do Especial UNIBUS RN, com a segunda parte do raio x que mostra como será o certame nas linhas potiguares.
A licitação dividirá as linhas em 16 grupos, com 54 lotes de linhas. As linhas do Rio Grande do Norte estão alocadas nos grupos 03, 09, 14 e 15, sendo o Grupo 09, em seus três lotes, o que possui a maior quantidade de linhas no Nordeste e, conseqüentemente, no Rio Grande do Norte.
Na primeira matéria da série, o Especial UNIBUS RN apresentou as linhas potiguares que estão incluídas no Grupo 03 da licitação. Hoje, conheceremos as linhas do Grupo 15.
Grupo 15: No Grupo 15 temos várias ligações distintas entre diferentes regiões do Brasil. Nele se destacam as ligações entre estados do Nordeste e também as linhas saindo de cidades nordestinas em direção à região Centro-Oeste do país.
Nesta divisão das linhas, estão as seguintes ligações potiguares: Natal/Aracaju (SE), Natal/Maceió (AL), Natal/Goiânia (GO), Natal/Brasília (via Mossoró) e Natal/Brasília (via Currais Novos).
Natal /Aracajú: A linha que liga as capitais Sergipana e Potiguar está no Lote 1 do grupo 15 da licitação promovida pela ANTT. Tal situação fará com que uma empresa passe a operar a linha após o resultado do certame.
A linha percorre um trecho com cerca de 885,80 Km em cerca de 14 horas de viagem, e a mesma, de acordo com estimativas da ANTT, leva por ano cerca de 12.799 passageiros.
Quem ganhar a licitação, deverá disponibilizar, no mínimo, 5 horários semanais em cada sentido, com uma frota fixa de 2 ônibus no serviço convencional. O lance mínimo para a passagem neste trecho é de R$ 108,99.
Atualmente, quem opera esta linha é a gigante São Geraldo. Com horários diários saindo da Capital Potiguar às 18:45 e com saída da capital sergipana também diariamente, às 17h30, atualmente a passagem cobrada pela empresa mineira custa R$ 129,46 (Exceto taxas) nos dois sentidos e pode ser comprada pela internet.
Natal/Maceió: A linha que liga as capitais Alagoana e Potiguar está inserida no Lote 1 do Grupo 15 da licitação promovida pela ANTT. Tal situação fará com que apenas uma empresa passe a operar a linha após o resultado do processo licitatório.
A linha percorre um trecho com cerca de 575 km, em pouco mais de 10 horas (sem o tempo de paradas). De acordo com estimativas da ANTT esta linha tem uma demanda anual de 12.264 passageiros.
Quem ganhar a licitação deverá disponibilizar no mínimo 6 viagens semanais com uma frota fixa de 2 ônibus no serviço convencional. O lance mínimo para o valor da passagem é de R$ 76,73.
Atualmente, a empresa operadora desta linha é a mineira São Geraldo. Com horários semanais saindo de Natal nas Terças, as 08:00, e voltando de Maceió aos Domingos as 09:00, nos outros dias da semana o trecho é atendido dentro da linha Natal/Aracajú. A passagem custa R$ 97,00 (Exceto taxas) nos dois sentidos, e pode ser adquira pela internet.
Natal/ Goiânia: A linha que liga as capitais do Goiás e do Rio Grande do Norte está inserida no lote 2 do Grupo 15 da licitação promovida pela ANTT. Tal situação fará com que uma empresa passe a operar a linha após o resultado do certame.
A linha percorre um trecho de 2.634km em um tempo estimado de 48 horas de viagem. De acordo com estimativas da ANTT, a linha tem uma demanda anual de 2.551 passageiros.
Quem obtiver êxito e ganhar a linha na licitação, deverá oferecer no mínimo 1 viagem semanal com um itinerário que passa por cidades como Santa Cruz(RN), Currais Novos, Caicó, Cajazeiras (PB) entre outras. Para poder operar a linha, a empresa também tem que disponibilizar uma frota fixa de, no mínimo, 2 ônibus com o serviço convencional. O lance inicial no preço da passagem é de R$ 365,75.
Atualmente, quem opera esta linha é a Expresso Guanabara, após obter este trajeto com a compra da empresa Planalto. A empresa cearense opera diariamente em dois sentidos, com saídas às Segundas, Quartas, Sextas e Sábados passando por Caicó e Pau dos Ferros, e as Terças, Quintas e Domingos seu itinerário atende a cidade de Mossoró. A linha sempre sai de Natal às 09:00 e de Goiânia às 13:00, com a passagem custando R$ 353,57 (Exceto taxas) nos dois sentidos, podendo ser adquiridas pela internet.
Natal/Brasília: A linha que liga a capital Nacional a Capital potiguar está no lote 2 do Grupo 15 da Licitação, de acordo com o edital da ANTT. Ela está dividida em dois itinerários, sendo um passando por Currais Novos e o outro por Mossoró. Apesar de ter dois caminhos, tal situação fará com que apenas uma empresa passe a operar a linha, nos dois itinerários, após o resultado da licitação.
Os itinerários percorrem cerca de 2773 km via Mossoró e 2683km via Currais Novos, em uma média de 44 horas de viagem. Os ônibus passarão por importantes cidades do RN e do Nordeste como Santa Cruz, Caicó, Caraúbas, Pau dos Ferros, Catolé do Rocha(PB), Pombal (PB), Cajazeiras (PB) e Petrolina (PE). Juntas, as linhas levam cerca de 5.000 pessoas por ano.
Quem ganhar a licitação deverá ofertar, em cada sentido, no mínimo 3 viagens mensais no trecho via Mossoró e duas viagens semanais passando por Currais Novos. Juntas, as duas linhas devem ter no mínimo 5 ônibus fixos. Todos devem possuir configuração convencional para poder operar as linhas. O lance mínimo para a passagem é de R$ 353,15, no itinerário via Mossoró, e R$ 341,68 via Currais Novos.
Atualmente quem opera estas linhas é a Expresso Guanabara, após também ter comprado elas da extinta empresa Planalto. Hoje em dia este trecho é ofertado dentro da linha Natal/Goiânia, atualmente a passagem no trecho Natal/Brasília custa 329,69 (Exceto taxas) nos dois sentidos, e pode ser comprado pela internet.
Série de matérias: Esta foi apenas a segunda reportagem dessa série especial que o UNIBUS RN está fazendo sobre a licitação da ANTT. Na próxima edição do Especial UNIBUS RN, mostraremos as ligações envolvendo cidades potiguares que compõem o Grupo 14 das linhas que serão licitadas.
Por Michael Pontes
Confira também: