Transporte público: pouca informação e muitos atrasos

Pegar ônibus lotado e aguardar por muito tempo o transporte nos pontos de parada é rotina na vida dos usuários do sistema de transporte coletivo de Natal. Basta ouvir os relatos de quem usa o sistema e chega a esperar até 40 minutos por um ônibus para constatar os problemas. “Hoje (ontem) está como nunca”, reclamou a estudante Jane Lúcia, de 35 anos de idade. Ela esperava pelo veículo que faz a linha 77 – Parque dos Coqueiros / Mirassol -, na parada do Shopping Midway Mall. Eram 11h40 e Jane já estava na parada havia 40 minutos.
Nos pontos de ônibus, os horários das linhas que circulam de Norte a sul, de leste a oeste da capital são uma incógnita. “Ouvi falarem que de 10h e pouco passou um, e até agora nada”, relatou a estudante. Enquanto a estudante conversava com a reportagem da Tribuna do Norte, dois ônibus da linha 77 apontaram no semáforo do cruzamento entre as avenidas Bernardo Vieira e Salgado Filho. “Vou correr, senão passam direto”, exclamou a estudante.
O problema vivido por ela tem uma causa conhecida, mas ainda não resolvida, apesar das infrações que penalizam o setor: os constantes atrasos no cumprimento dos horários das linhas que cortam a cidade provocam grandes esperas para os usuários do transporte público, que precisam se desdobrar se quiserem manter a pontualidade em seus compromissos. O descumprimento dos horários e a superlotação dos veículos são hoje as maiores reclamações entre as pessoas que precisam do serviço, e isso reflete nas autuações realizadas pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).
De acordo com o setor de fiscalização da pasta, o maior motivo das multas é o “não cumprimento da especificação de Ordem de Serviço/Carta de Tempo”. Incluem-se os atrasos e a falta de reposição de carros, quando estes quebram, nesta infração. Entre 1º de janeiro deste ano e a manhã de ontem, 2.819 multas haviam sido aplicadas por esse motivo. O número aumentou 458,6% desde o dia 18 maio, quando a Semob já contabilizava 428 multas. Nesse mesmo período a tarifa de transporte voltou a R$ 2,20, depois que a Prefeitura desistiu do aumento de R$ 0,20.
A reportagem percorreu alguns bairros da cidade e conversou com usuários, motoristas, cobradores e fiscais da Semob. Todos confirmam a deficiência nos cumprimentos dos horários. Os funcionários das empresas prestadoras do serviço e os fiscais afirmaram, inclusive, que boa parte desses transtornos é gerada pela redução da frota de ônibus. “Isso começou a acontecer desde que a passagem voltou ao valor de R$ 2,20”, corroborou Madson Lima, fiscal da Secretaria. O servidor contou que diariamente registra atrasos. “Eu trabalho em diferentes pontos da cidade e isso é comum em todos”, disse Lima.
A titular da Semob, Elequicina dos Santos, informou que a pasta fiscaliza esta prática há quinze dias e aplica multas. “Oficiamos na semana passada as empresas informando que elas não podem diminuir a quantidade de ônibus nas ruas”, garantiu. O Sindicato  das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (Seturn) nega a prática. Através da assessoria de imprensa, o Seturn afirmou, inclusive, que não tem conhecimento desse ofício.
A redução da frota não é o único motivo dos atrasos. Os motoristas também reclamam dos gargalos urbanos da capital e da má conservação das vias. Um desses funcionários, que não quis se identificar, revelou que chega a levar 2h40 para realizar todo o percurso da linha 79, que vai do Parque das Dunas, na zona Norte, até Mirassol, zona Sul.

1 comentário em “Transporte público: pouca informação e muitos atrasos”

  1. Além das péssimas condições viárias, temos o trânsito que é o principal vilão dessa história, pois se o ônibus sai no horário ele chega no horário e quem sai ganhando com isso é a população e claro a empresa operadora da linha, mas quando há congestionamentos, sai todos perdendo incluindo a empresa operadora, pois com o ônibus parado ao meio ao congestionamento, temos: operador mais estressado, usuários cada vez mais irritados, e quem vai em pé então … vixi nem se fala!

    O que poderia ser feito, investir mais em corredores, perceba que quando foi implantado o corredor exclusivo da Av. Bernado Vieira, os ônibus ganharam muito mais tempo, porém hoje a calamidade em que encontra toda a via não permiti esse beneficio tão precioso.

    Se for colocar mais ônibus, esses ônibus também ficarão presos ao meio ao congestionamento, fazendo com que um ônibus de uma determinada linha passe um atrás do outro.

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