No período mais quente do ano, de agosto a novembro, quando a temperatura se aproxima dos 40 graus, os usuários de ônibus em Teresina sofrem com a falta de estrutura das paradas que não protegem do sol e nem da chuva nos meses chuvosos. Além disso, os assentos são insuficientes para a grande quantidade de pessoas que se aglomeram nas paradas nos horários de pico: início da manhã, meio-dia e final da tarde. Em alguns assentos, como na praça Saraiva, no centro, os bancos estão depredados.
Em vários pontos da cidade, as paradas de ônibus são indicadas apenas por uma placa. Enquanto isso, os moradores tentam se proteger do sol na sombra do poste. No Centro, o problema está no modelo de parada. Ela protege do sol no período da manhã. Durante a tarde, os usuários do transporte coletivo são obrigados a ficar de frente para o sol.
“Eu moro na zona Leste, mas trabalho na zona Sul e tenho a impressão que o problema não é só falta de paradas. Vejo que existem muitas na zona Sul. Acontece que elas não protegem do sol o dia todo e quando chove a proteção é mínima. Na zona Leste, há lugares que nem parada têm. A prefeitura coloca apenas uma placa e acha que isso é necessário para que as pessoas se sintam satisfeitas”, disse Leonar Maria Pires.
No bairro Morros, zona Leste, as paradas existentes na avenida Presidente Kennedy não têm nenhuma proteção, há somente uma placa indicando. “Todos os dias pego ônibus aqui e quando faz sol ou chove, eu fico completamente desprotegida. Pagamos impostos caros e não temos retorno com o mínimo que é uma cobertura numa parada de ônibus. Não importa se o bairro é longe ou perto do centro, precisamos de conforto”, disse a estudante Maria Clara, moradora do Morros.
No Centro, na rua Barroso, o banco improvisado que os moradores colocaram já foi arrancado. À tarde, a parada fica do lado em que o sol bate e os usuários de ônibus têm que ficar na calçada do outro lado da rua para poderem se proteger.
A população cobra pelas melhorias previstas para serem realizadas nas paradas de ônibus de acordo com Plano Diretor de Trânsito que também deve abranger a execução do projeto de integração as linhas de ônibus, segundo informou a Superintendência Municipal de transporte e Trânsito – Strans.
Segundo a Strans, o projeto de revitalização de placas, com localização mais exata dos pontos de parada, melhoria das paradas de ônibus, assim como a questão do projeto de integração das linhas está em andamento.
Fonte: Diário do Povo (PI)