Como mostramos no último sábado (31), a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) lançou o edital de licitação para cerca de 2 mil linhas de ônibus do transporte interestadual de passageiros, envolvendo itinerários por todo o país. Para mostrar como deve ficar a situação das linhas potiguares, hoje publicamos esta edição do Especial UNIBUS RN com um raio x do que será o certame nas linhas potiguares.
Na licitação, anunciada no dia 30, a ANTT pretende colocar em concorrência 2110 linhas, ligando 2050 cidades. Destas linhas, pouco mais de 900 serão linhas novas ou que não estão sendo operadas atualmente. Muitas delas são no Nordeste.
A licitação dividirá as linhas em 16 grupos, com 54 lotes de linhas. As linhas do Rio Grande do Norte estão alocadas nos grupos 03, 09, 14 e 15, sendo o Grupo 09, em seus três lotes, o que possui a maior quantidade de linhas no Nordeste e, consequentemente, no Rio Grande do Norte.
Nas próximas edições do Especial UNIBUS RN, você irá conferir os detalhes que nortearão todas as linhas interestaduais previstas para ligarem o RN aos mais diversos pontos do país. Hoje, conheceremos as linhas do Grupo 03.
Grupo 03: No Grupo 03, que engloba várias linhas do Nordeste em direção ao Sudeste, constam algumas das mais tradicionais linhas do transporte rodoviário do Rio Grande do Norte e que são algumas das mais importantes linhas das empresas que as operam atualmente.
Nesta divisão das linhas, estão as seguintes ligações: Natal/Crato (CE), Natal/São Paulo, Natal/Salvador, Caicó/Rio de Janeiro, Caicó/São Paulo, Currais Novos/São Paulo, Mossoró/São Paulo e Mossoró/Rio de Janeiro.
Natal/Salvador: A linha que liga as capitais baiana e potiguar está no lote 1 do Grupo 3 da Licitação, de acordo com o edital da ANTT. Ela está dividida em dois itinerários, sendo um passando por Arapiraca e o outro por São Miguel dos Campos, ambas as cidades em Alagoas. Apesar de ter dois caminhos, tal situação fará com que apenas uma empresa passe a operar a linha após o resultado da licitação.
Ambos os itinerários percorrem, em cada sentido, cerca de 1100 km em aproximadamente 21 horas (sem o tempo de paradas). De acordo com estimativas da ANTT, a linha leva, por ano, 19785 passageiros, juntando os dois itinerários.
Quem ganhar a licitação deverá ofertar, em cada sentido, no mínimo 6 horários por semana no itinerário via Arapiraca e um horário mensal via São Miguel dos Campos. Ao todo, para a linha, devem ser escalados pelo menos 3 ônibus fixos. Todos devem possuir configuração de serviço convencional ou executivo. O lance mínimo para a passagem nesse trecho é de R$ 128,47 (São Miguel dos Campos) e R$ 124,35 (Arapiraca).
Atualmente, quem opera essa linha é a tradicional empresa São Geraldo. Com dois horários diários saindo da capital potiguar (9:30 e 17:00) e da capital baiana (17:00 e 19:40), atualmente a passagem custa R$ 175,91 (exceto taxas) nos dois sentidos e pode ser comprada pela internet.
Natal/Crato: A tradicional linha que liga a capital potiguar à região sul do Ceará está no lote 2 do Grupo 03 da Licitação, de acordo com o edital da ANTT. Tal situação fará com que uma empresa passe a operar a linha após o resultado do certame.
A linha percorre cerca de 658 km em aproximadamente 14 horas (sem o tempo de paradas). De acordo com estimativas da ANTT, a linha leva, por ano, 23066 passageiros.
Quem ganhar a licitação deverá ofertar, em cada sentido, no mínimo 7 horários por semana no itinerário que passa por cidades como Caicó, Cajazeiras (PB) e Juazeiro do Norte (CE). Ao todo, para a linha, devem ser escalados pelo menos 2 ônibus fixos. Todos devem possuir configuração de serviço convencional. O lance mínimo para a passagem nesse trecho é de R$ 72,89.
Atualmente, quem opera essa linha é a empresa Mineira Gontijo. Saindo da capital potiguar diariamente às 19:00, e da cidade cearense às 17:00, atualmente a passagem custa R$ 101,29 (exceto taxas) nos dois sentidos e pode ser comprada pela internet.
Natal/São Paulo: Uma das mais importantes linhas que saem do RN, a linha que liga Natal a maior cidade do país está no lote 1 do Grupo 03 da Licitação, de acordo com o edital da ANTT. Tal situação fará com que uma empresa passe a operar a linha após o resultado do certame.
A linha percorre exatos 2904 km em aproximadamente 49 horas (sem o tempo de paradas). De acordo com estimativas da ANTT, a linha leva do seu destino inicial ao final, por ano, 7300 passageiros.
Quem ganhar a licitação deverá ofertar, em cada sentido, no mínimo 3 horários por semana no itinerário que passa por Estados como Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Ao todo, para a linha, devem ser escalados pelo menos 5 ônibus fixos. Todos devem possuir configuração de serviço convencional. O lance mínimo para a passagem nesse trecho é de R$ 321,65.
Atualmente, quem opera essa linha é a tradicional empresa São Geraldo. Com cinco horários semanais saindo da capital potiguar às 13:30 (Segundas, terças, quartas, sextas e domingos) e da rodoviária do Tietê (13:00), atualmente a passagem custa R$ 449,48 (exceto taxas) nos dois sentidos e pode ser comprada pela internet.
Mossoró/São Paulo: A linha que liga a capital do Oeste para a maior cidade do país está no lote 3 do Grupo 03 da Licitação, de acordo com o edital da ANTT. Tal situação fará com que uma empresa passe a operar a linha após o resultado do certame.
A linha percorre exatos 2894 km em aproximadamente 46 horas (sem o tempo de paradas). De acordo com estimativas da ANTT, a linha leva do seu destino inicial ao final, por ano, pouco mais de 11 mil passageiros.
Quem ganhar a licitação deverá ofertar, em cada sentido, no mínimo 5 horários por semana no itinerário que passa por cidades como Pau dos Ferros, Petrolina (PE), Feira de Santana (BA) e Belo Horizonte. Ao todo, para a linha, devem ser escalados pelo menos 6 ônibus fixos. Todos devem possuir configuração de serviço convencional. O lance mínimo para a passagem nesse trecho é de R$ 320,52.
Atualmente, quem opera essa linha é a empresa mineira São Geraldo. Com horários diários saindo de Mossoró às 08:00 e da rodoviária do Tietê ao meio-dia, atualmente a passagem custa R$ 451,14 (exceto taxas) nos dois sentidos e pode ser comprada pela internet.
Mossoró/Rio de Janeiro: A linha que ligará a capital do Oeste para a capital fluminense está no lote 1 do Grupo 03 da Licitação, de acordo com o edital da ANTT. Tal situação fará com que uma empresa passe a operar a linha após o resultado do certame.
A linha percorrerá exatos 2827 km em aproximadamente 47 horas (sem o tempo de paradas). De acordo com estimativas da ANTT, a linha deve levar do seu destino inicial ao final, por ano, cerca de 700 passageiros.
Quem ganhar a licitação deverá ofertar, em cada sentido, no mínimo 1 horário mensal no itinerário que passa por cidades como Mamanguape (PB), Recife (PE), Aracaju (SE) e Feira de Santana (BA). Ao todo, para a linha, devem ser escalados pelo menos 2 ônibus fixos. Ambos devem possuir configuração de serviço convencional. O lance mínimo para a passagem nesse trecho é de R$ 313,15.
Esta é uma das linhas novas que passará a ser ofertada com a licitação. Atualmente, apesar de sua concessão estar vinculada a Viação Nacional, que faz parte do Grupo Gontijo, ela não é operada atualmente.
Caicó/São Paulo: A linha que liga a principal cidade do Seridó potiguar para a maior cidade do país está no lote 2 do Grupo 03 da Licitação, de acordo com o edital da ANTT. Tal situação fará com que uma empresa passe a operar a linha após o resultado do certame.
A linha percorre exatos 2861 km em aproximadamente 45 horas (sem o tempo de paradas). De acordo com estimativas da ANTT, a linha leva do seu destino inicial ao final, por ano, pouco mais de 2,5 mil passageiros.
Quem ganhar a licitação deverá ofertar, em cada sentido, no mínimo 2 horários por semana no itinerário que passa por cidades como Patos (PB), Feira de Santana (BA) e Belo Horizonte. Ao todo, para a linha, devem ser escalados pelo menos 4 ônibus fixos. Todos devem possuir configuração de serviço convencional. O lance mínimo para a passagem nesse trecho é de R$ 316,89.
Atualmente, quem opera essa linha é a empresa mineira Gontijo. Com dois horários semanais saindo de Caicó às 09:15 (quartas e sextas) e da rodoviária do Tietê às 14:00 (terças e domingos), atualmente a passagem custa R$ 445,87 (exceto taxas) nos dois sentidos e pode ser comprada pela internet.
Caicó/Rio de Janeiro: A linha que liga a principal cidade do Seridó potiguar para a Cidade Maravilhosa está no lote 1 do Grupo 03 da Licitação, de acordo com o edital da ANTT. Tal situação fará com que uma empresa passe a operar a linha após o resultado do certame.
A linha percorre exatos 2826 km em aproximadamente 48 horas (sem o tempo de paradas). De acordo com estimativas da ANTT, a linha leva do seu destino inicial ao final, por ano, pouco mais de 6,7 mil passageiros.
Quem ganhar a licitação deverá ofertar, em cada sentido, no mínimo 4 horários por semana no itinerário que passa por cidades como Itabuna (BA), Palmares (PE) e Itabaiana (PB). Ao todo, para a linha, devem ser escalados pelo menos 5 ônibus fixos. Todos devem possuir configuração de serviço convencional. O lance mínimo para a passagem nesse trecho é de R$ 312,95.
Atualmente, quem opera essa linha é a empresa capixaba Itapemirim. Com saídas de Caicó às 10:00 nas sextas-feiras, e da rodoviária Novo Rio às 17:30 nas terças, atualmente a passagem custa R$ 365,40 (exceto taxas) nos dois sentidos e pode ser comprada pela internet.
Currais Novos/São Paulo: A linha que liga uma das principais cidades do Seridó para a maior cidade do país está no lote 4 do Grupo 03 da Licitação, de acordo com o edital da ANTT. Tal situação fará com que uma empresa passe a operar a linha após o resultado do certame.
A linha percorre exatos 3060 km em aproximadamente 51 horas (sem o tempo de paradas). De acordo com estimativas da ANTT, a linha leva do seu destino inicial ao final, por ano, cerca de 800 passageiros.
Quem ganhar a licitação deverá ofertar, em cada sentido, no mínimo 2 horários mensais no itinerário que passa por cidades como Parelhas, Aracaju e Rio de Janeiro. Ao todo, para a linha, devem ser escalados pelo menos 2 ônibus fixos. Ambos devem possuir configuração de serviço convencional. O lance mínimo para a passagem nesse trecho é de R$ 339,07.
Atualmente, quem opera essa linha é a empresa mineira São Geraldo. Com três horários semanais saindo de Currais Novos às 09:00 (segundas, quartas e sextas) e da rodoviária do Tietê às 13:00 (quintas, sábados e domingos), atualmente a passagem custa R$ 443,93 (exceto taxas) nos dois sentidos e pode ser comprada pela internet.
Série de matérias: Esta foi apenas a primeira reportagem de uma série que o UNIBUS RN fará nesta editoria sobre a licitação da ANTT. Na próxima edição do Especial UNIBUS RN, mostraremos as cinco linhas potiguares que compõem o Grupo 15 das linhas que serão licitadas.
Por Andreivny Ferreira