Engenhbus: Scania F250 e sua passagem por Natal

A volta de um investimento de sucesso é sempre muito comentada. Qualquer empresa, de qualquer segmento, sempre receberá comentários por voltar a disponibilizar, modernamente, um tipo de produto que fez enorme sucesso no passado. Por isso, na coluna “Engenhbus” de hoje, falaremos do reinício da fabricação de chassis dianteiros da Scania, após muitos anos dedicados ao segmento rodoviário.
A montadora sueca, na sua volta ao mercado dos ônibus dianteiros, já está no seu segundo produto. O primeiro foi o F230, já aposentado por conta das normas ambientais do programa Euro V. Assim, a Scania se movimentou e está atualmente com um novo produto para o segmento dianteiro. Então, sem demora, vamos aos detalhes do chassi F250.
No motor, encontramos um 9 Litros, de cinco cilindros em linha, contendo quatro válvulas por cilindro. O motor do F250 é totalmente eletrônico, com sistema de injeção PDE, Turbocompressor e Intercooler, cumprindo a norma de emissões Euro V.
A potência máxima é de 250 CV, atingida com 1800 RPM. O torque máximo é de 1150 Nm, atingido de 1000 a 1300 RPM, contando ainda com freio motor de potência máxima de 173 KW a 2400 RPM.
Sua transmissão é manual, com câmbio de seis marchas equipado com a Caixa Scania G701. Ele tem duas opções de diferencial: 3,80:1 e 4,25:1 (Como opcional), além da redução do eixo traseiro R780 com opção de trava de diferencial.
A Suspensão Dianteira é composta por molas com duas opções de medidas: 8×15 e 9×15, com capacidade máxima de 7.500 Kg, enquanto a Suspensão Traseira também possui duas medidas – 9×15 e 10×15 –, com capacidade máxima de 12.000 kg. É equipado com amortecedores pesados e também de válvula sensível a carga traseira como opcional.
Já o sistema de freios é composto por freios a tambor nas quatro rodas, controle do sistema de freios pneumático (PBS) e sistema de freios ABS como opcional. Como equipamentos adicionais, temos o frio auxiliar de escapamento automático, ajustador das lonas de freio e Válvula de segurança do freio de estacionamento (Iinterlook).
O sistema elétrico do F250 é baseado na comunicação digital (CAN), proporcionando mais informações sobre o status do veículo. O alternador pode ser de 1x100A ou 2x100A, comportando uma bateria de 140 amperes ou 180 amperes. Para garantir a segurança, a chave geral funciona através de um interruptor no painel.
Na área do motorista, temos um computador de bordo que mostra dados sobre a viagem (distância, velocidade, consumo, tempo de operação), fornecendo dados instantâneos sobre consumo, pressão de óleo, freio e turbina, tensão da bateria e indicando a manutenção futura. Disponível com tacógrafo de 01 ou 07 dias com disco.
Como itens opcionais, temos caixa de ferramentas, macaco hidráulico com capacidade de 10.000 kg, triângulo de segurança e mangueira para enchimento dos pneus. O tanque de combustível tem capacidade de 300 litros e como opcional o segundo tanque de 300 litros. 
F250 em Natal: Conforme mostramos no último dia 11, no quadro “Especial UNIBUS RN”, a Scania trouxe a Natal um evento itinerante que está expondo algumas unidades encarroçadas no modelo F250 – tema da nossa coluna.
A “Scania Experience Ônibus” está circulando, desde maio, por todo o país e, no seu evento em terras potiguares, apresentou aos empresários locais e de outras cidades seu atual produto para ônibus de motorização dianteira.
Responsável técnico pela apresentação dos quatro veículos apresentados no evento, Alexandre Carvalho, engenheiro de vendas da Scania, concedeu entrevista para a coluna “Engenhbus”, falando sobre o chassi F250 e sobre a Scania Experience Ônibus em Natal. Confira abaixo a entrevista:
UNIBUS RN: Estamos vendo aqui na caravana quatro modelos do chassi F250. nos fale um pouco sobre as características do chassi em geral.
Alexandre Carvalho: É um Motor Cinco Cilindros, Nós Trouxemos Quatro veículos, um ficou na fabrica que foi o modelo Svelto da Comil, temos aqui carrocerias Mascarello, Marcopolo, Neobus e Caio. São Cinco Carrocerias. Os Chassis tem as características do motor cinco cilindros de 09 litros, um torque de 1150Nm…
Com Duas Potências de 250 e 310 Cavalos?
Para o segmento urbano, a Scania está trabalhando com o F250. A grande sacada estratégica em relação à motorização, que é um motor que utiliza o maior torque da categoria, comparando a todos os concorrentes do F250. O segmento urbano você precisa de forca e de potência.  A Scania trabalhou bastante nesta questão do torque, quando se para muito e leva uma grande quantidade de pessoas, o chamado stop-go. O motor trabalha em baixas rotações, com torque elevado, ganha muito em economia de combustível. Inclusive em Fortaleza estamos com um veículo em demonstração, onde o F250 está acima do concorrente na questão de economia de combustível. É uma caixa de cambio de seis velocidades, suspensão a molas, é possível fazer a troca das molas para uma carroceria rodoviária, que seria mais alta e a mudança de relação para uma relação mais longa.
Também na família urbana da Scania temos a Série K com várias faixas de potência. Nos fale um pouco sobre eles.
Hoje a Scania está trazendo para o segmento de Ônibus cinco motorizações, para os motores 09 litros, 250 e 310 cavalos, Para os motores 13 litros, 360, 400 e 440 cavalos. 
Outra novidade surpreendente da Scania é o motor de 270 Cavalos movido a Etanol. Como ele funciona?
Em São Paulo nós temos setenta veículos rodando, é um incentivo muito grande do governo e a Scania tem o orgulho de ser a primeira em ônibus a etanol  e possuir tecnologia necessária para desenvolver este motor, que tem uma taxa de compressão maior, tendo a mesma forma de trabalho  do motor diesel, mas com um combustível limpo.
Qual a avaliação da Scania Experience Ônibus na sua passagem por Natal?
Foi uma grande surpresa para nós, movimentando os empresários da região. Eles ficaram contentes com o produto, que teve algumas modificações na parte técnica e na acessibilidade, onde a Scania trabalhou forte na questão do acesso. É o motor que é o maior torque da categoria dos motores dianteiros hoje, onde todos viram e ficam satisfeitos com o produto e estamos na expectativa.
E a expectativa em nível nacional? A caravana está rodando pelo país e como está sendo a aceitação dos empresários e do público que estão visitando o evento?
Muito Positiva. Todos estão gostando bastante do produto que está vindo nas opções urbano e fretamento, onde é possível colocar carrocerias de até 13,2 metros dentro dos segmentos descritos, que está sento bem aceito pelos empresários locais.
A Scania tem prognósticos Para o Futuro? A Scania tem alguma meta de crescimento a Nível Nacional, Regional, em um mercado que a montadora perdeu durante muito tempo que é o mercado de motores dianteiros?
Passamos uma temporada afastados do segmento urbano e principalmente dos motores dianteiros, por questões de acessibilidade. Nós tínhamos um motor grande que era o seis cilindros, estamos agora com um motor cinco cilindros mais compacto. É o Motor que está aí pela questão de preço, tecnologia é muito competitivo.
Por Fellipe Lima

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