Secretária afirma que unificação da bilhetagem eletrônica pode trazer desvantagens para as empresas de ônibus

A secretária de Mobilidade Urbana de Natal, Elequicina dos Santos, declarou que a unificação da bilhetagem eletrônica entre ônibus e vãs em Natal poderá trazer desvantagens para as empresas de ônibus da capital, se observado o número de passageiros que deixarão de utilizar os ônibus.
“A perda deles é que os usuários poderão utilizar com o mesmo cartão tanto ônibus como vãs e por isso, a população não precisará esperar somente por ônibus. Mesmo assim, temos que pensar no que é melhor para a população e a unificação é melhor”, disse a titular da SEMOB.
A unificação foi anunciada pelo prefeito Carlos Eduardo na semana passada, quando garantiu em reunião com os permissionários de transporte alternativo que enviará para a Câmara Municipal o projeto de Lei que determina a implantação do sistema de bilhetagem unificada no transporte público da capital.
De acordo com Elequicina, os cartões eletrônicos passarão a ter apenas um chip. Atualmente são dois e, por isso, na hora de recarregar os créditos, as pessoas precisam indicar se serão utilizados em viagens com vãs ou ônibus. “As empresas têm um custo maior que os permissionários com garagem, porte de manutenções, despachantes, entre outros, mas isso tudo é jogado na planilha que define o valor da tarifa. Mas se a unificação é boa para a população, estamos a favor”, explica Elequicina.
Passe Livre: Elequicina adiantou ainda que é impossível para o município conceder o passe livre como tem sido solicitado nos protestos que ocorreram em Natal após a redução da tarifa. “É um serviço e alguém precisa pagar por ele e, como todos sabem, o município não tem condições de arcar com esse serviço”, argumenta.
Segundo ela, a prefeitura torce para que sejam encontradas soluções para o impasse com redução de impostos. Foi dessa forma, que foi possível reduzir a tarifa de R$ 2,40 para R$ 2,20.
Fonte: Novo Jornal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.