Reinício de obras do prolongamento da Prudente de Morais é adiado

O reinício das obras do prolongamento da avenida Omar O’Grady, mais conhecida como Prudente de Morais, no Pitimbu, será retomado esta semana.  Pelo menos essa é a previsão do diretor geral do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) do Rio Grande do Norte, Demétrio Torres. Ele afirmou que os serviços no local não puderam ter a continuidade desde que foram paralisados por causa das chuvas. O titular do DER havia dito à Tribuna do Norte, em outra ocasião, que o prazo para que a estrutura seja finalmente entregue à população é de mais um mês, a partir da retomada dos serviços. “Estaremos reiniciando esses dias”, garantiu.
A obra se encontra paralisada desde que o período chuvoso se estabeleceu em Natal. Demétrio Torres havia informado, ainda, que não podia assegurar sequer o reinício dos serviços para o dia 15 – embora esta fosse a previsão – porque estes dependiam da melhoria do tempo. “Sei que a população já está impaciente por causa do atraso, mas tivemos problemas com as chuvas”, explicou. Nos últimos 15 dias, só choveu no último domingo (18).
Enquanto a nova estrada que vai ligar a Prudente de Morais à BR-101 não fica pronta, parte da via continua sendo utilizada por pedestres para a prática da caminhada. O trânsito de veículos – antes constante no local – foi reduzido com a colocação de manilhas em alguns pontos. Mas ainda há motoristas que se arriscam a transitar no local. A última promessa do Governo do Estado apontava que a obra estaria pronta em meados de junho – O que não aconteceu. “Estávamos utilizando um determinado material para construir uma camada da pista. A água prejudicou o serviço e agora estamos usando outro material, a brita, para refazer essa camada. Acredito que em vinte dias, tudo estará pronto”, afirmou Demétrio Torres em entrevista à Tribuna do Norte publicada na edição do dia 31 de maio.
Os moradores de Cidade Satélite reclamam da lentidão das obras. Alguns trechos da construção já estão apresentado sinais de vandalismo e abandono. Há relatos também de que assaltantes utilizam o espaço para cometer crimes. À noite, o local se torna ainda mais perigoso devido à falta de iluminação e sinalização adequada. “Eu já perdi as esperanças de ver essa avenida pronta. Acho que só no próximo governo é que devem terminar”, diz a dona de casa Ivone Damasceno, 62 anos.
Memória: A obra do prolongamento da Prudente se arrasta desde 2007. De lá para cá, várias paralisações frustaram os inúmeros prazos para a conclusão das obras. A expectativa do DER/RN é a de que a via desafogue o trânsito na BR-101 no trecho entre Natal e Parnamirim. A primeira licitação da obra foi de R$ 27 milhões, no entanto o valor não contemplava a construção de duas passagens de nível – sobre as avenidas Caiapós e Tamanduateí, em Cidade Satélite. Com a inserção desses dois equipamentos, somada às correções anuais do orçamento original, o custo passou para algo em torno de R$ 59 milhões.
Foto: Junior Santos (Tribuna do Norte)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo