Quatro empresas renovam frotas em Natal

O mês de agosto começou quente em Natal, no que diz respeito a renovação de frotas no transporte público da capital e da região metropolitana. Somente nos primeiros dias de agosto, foram registradas novidades de frota em quatro empresas – todas do ramo urbano.
Nessa matéria, o UNIBUS RN traz um pouco do histórico de cada compra e dos ônibus que passaram a circular em território potiguar.
Santa Maria: A primeira novidade registrada é da Santa Maria. Até o momento, apenas um ônibus foi flagrado, iniciando assim o processo de renovação de frota em 2013.
O ônibus em questão possui o prefixo 02051. É montado sob o chassi MBB OF-1722, da Mercedes-Benz. Fabricado em 2005, o ônibus ostenta o modelo Viale, da Marcopolo, com configuração mais extensa.
O veículo, que iniciou suas operações no fim de julho, está circulando pela sua segunda empresa. Antes da Santa Maria, esse ônibus circulou na paraibana Transnacional, empresa do Grupo A. Cândido que possui linhas em João Pessoa. Lá, chegou zero km e tinha o prefixo 0754.
Reunidas: Já a Reunidas, que também pertence ao conglomerado paraibano da família Cândido, trouxe para Natal 10 veículos seminovos. Todos eles são oriundos da sua “irmã” da Paraíba, que atende bairros de João Pessoa e de Cabedelo, na região metropolitana.
Um dos ônibus flagrados possui o prefixo 0807. Assim como a novidade da Santa Maria, é montado no modelo Viale, da Marcopolo, e usa o chassi MBB OF-1722 da Mercedes-Benz, com fabricação datada de 2005.
Assim como os outros ônibus do lote de seminovos, esse veículo iniciou suas operações no último dia 1º, estando escalado na linha 07 (Alvorada IV/Cidade Jardim). Já na Paraíba, usava o prefixo 0834 e circulava nas linhas que a Reunidas opera em João Pessoa.
Oceano: Já a Oceano, empresa do Grupo Guanabara que opera linhas no transporte semiurbano e intermunicipal, estará recebendo em breve um lote de seminovos oriundo de uma de suas empresas acionistas: a pernambucana Caxangá.
Um dos ônibus, porém, já foi flagrado no processo de reforma para circular no RN, na garagem da Empresa Metropolitana, em Jaboatão dos Guararapes (PE). Com o prefixo 527, o ônibus é montado no chassi MBB OF-1722, da Mercedes-Benz, ostentando o modelo Apache Vip I, da Caio Induscar.
O ônibus em questão, fabricado em 2005, circulava pela empresa Caxangá usando o prefixo 517. Foi desativado no mês de julho, após circular por diversas linhas da Zona Norte do Recife e de Olinda, na região metropolitana.
Via Sul: Outra que renovou sua frota e iniciou as operações do novo ônibus nesse mês foi a Via Sul. Nesse caso, o veículo faz parte de um lote adquirido em julho, de duas unidades, onde o primeiro ônibus já circula há algumas semanas (Prefixo 5085).
Nesta semana, foi flagrado o ônibus de prefixo 5086, o segundo do lote de seminovos. Fabricado em 2009, o veículo é montado na atual versão do modelo Mega, da Neobus, com o chassi MBB OF-1722, da Mercedes-Benz.
Sua chegada a Via Sul marca o início de suas operações na sua terceira empresa. Antes de circular em terras potiguares, esse ônibus já circulou pelas empresas Saens Peña, com o prefixo 71503, e Nossa Senhora das Graças, prefixo A71503. Ambas circulam no sistema de transporte urbano do Rio de Janeiro.
Agradecimentos: Felipe Araújo e Gutemberg Siqueira
Por Andreivny Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo