Especial UNIBUS RN: Scania Experience Ônibus em Natal

A capital potiguar novamente recebeu um evento itinerante de grande porte para mostrar aos interessados o trabalho e o portfólio de uma das mais importantes e tradicionais montadoras de chassis de ônibus e caminhões do mundo. Circulando por 22 cidades brasileiras, Natal recebeu, na última terça-feira (06), a equipe da Scania Experience Ônibus. O evento, que teve a presença da equipe do UNIBUS RN, é destaque na edição de hoje do “Especial UNIBUS RN”.
A caravana esteve na capital potiguar entre os dias 4 e 6 de agosto, promovendo eventos na concessionária da marca, em Macaíba, com a presença de empresários e especialistas em transporte. Para finalizar sua passagem pelo Rio Grande do Norte, a equipe da Scania promoveu, na noite do dia 6, um jantar com vários empresários e diretores de empresas em um grande restaurante da Via Costeira, na praia de Areia Preta.
Tal evento serviu para que fossem apresentadas aos presentes as grandes estrelas do evento: quatro ônibus, personalizados, de diferentes montadoras, com o recém-lançado chassi F250. Quem esteve no restaurante conheceu detalhes do mais novo produto da marca sueca para o transporte urbano das grandes cidades.
Os ônibus apresentados foram montados nos modelos mais conhecidos das ruas brasileiras: Marcopolo Torino GVU (G7), Caio Induscar Apache Vip III, Mascarello Gran Via III e Neobus Mega IV (Havia um quinto ônibus, montado no modelo Svelto, da Comil. Porém, o veículo não foi exposto aos presentes). Todos eles foram montados nas configurações usadas pelos veículos que circulam na região metropolitana de São Paulo.
Durante o jantar, os presentes puderam conhecer, em detalhes, o chassi da Scania que marca a volta da companhia sueca para o mercado de chassis dianteiros de ônibus no Brasil após quase 10 anos. O chassi mostrado na caravana é uma evolução do F230, lançado em 2011, que marcou a volta da produção de chassis de motorização dianteira.
“Foi uma grande surpresa pra gente. Apareceram vários empresários da região e todos estão bastante contentes com o produto que apresentamos”, disse Alexandre Carvalho, engenheiro de vendas da Scania.
Vale lembrar que a Scania já foi uma das líderes do segmento de motores dianteiros até o fim dos anos 1990. Muitas cidades do país tinham, nas suas frotas, ônibus com motor Scania, possuindo um ronco característico e bastante robustos, independente da carroceria. Porém, com o advento de normas mais rígidas na fabricação dos motores, os chassis dianteiros da marca sueca ficaram esquecidos nos anos 2000.
Com esse evento, a Scania pretende reconquistar mercados tradicionais, como os de capitais nordestinas (Recife, Fortaleza e Natal, por exemplo). “Além disso, estamos na expectativa das licitações que ocorrem pelo país, como a que vai ocorrer aqui em Natal. Esperamos reconquistar esse valioso mercado”, completou Alexandre.
Presenças: O jantar de divulgação da Scania Experience Ônibus foi bastante concorrido. Dezenas de empresários e diretores de empresas de ônibus estiveram no evento, que ocorreu na última terça-feira.
Representantes de algumas empresas de ônibus do transporte urbano de Natal estiveram presentes no restaurante que sediou o jantar. Além deles, representantes das empresas de Mossoró, de companhias de turismo e de fretamento também estiveram no local. Também estiveram no jantar empresários paraibanos, uma vez que o evento não teve programação no estado vizinho.
Um dos representantes de empresas presentes na Caravana foi o diretor da Cabral, Francisco Cabral Filho. A empresa que ele dirige possui diversos ônibus da marca sueca e possuem um excelente rendimento e economia na sua frota. Além dele, outros representantes de empresas rodoviárias estiveram conhecendo o chassi dianteiro da Scania.
Vendas: Até o momento, não foi divulgado o balanço dos negócios fechados na passagem do evento itinerante da Scania em Natal. Porém, a expectativa era grande para o fechamento de vendas de chassis da marca para o empresariado local.
“Nós ficamos afastados do segmento de urbanos dianteiros por várias razões, como as de acessibilidade. Além disso, tinha a questão do motor, que era de 6 cilindros – muito grande em relação aos concorrentes. Hoje, temos um motor mais compacto, de 5 cilindros. Por esses e outros motivos, o produto está com um preço bastante competitivo e temos o prognóstico de subirmos bastante as vendas”, disse o engenheiro.
Scania Experience Ônibus: Desde maio na estrada, o evento que a Scania está levando a 22 cidades brasileiras é uma reedição do projeto “Ponto a Ponto”, que percorreu, em 2003, 15 mil km em 80 dias, demonstrando os produtos da marca para os frotistas do país.
Desta vez, a distância é maior. Nos 6 meses que a caravana rodará pelo país, estima-se que serão percorridos 17 mil quilômetros, demonstrando para os empresários e apresentando aos especialistas, busólogos e imprensa especializada, os novos produtos de motorização dianteira da Scania.
O evento iniciou suas atividades em São Paulo, no mês de maio, e já passou por cidades como Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Maceió e Belo Horizonte.
Nesse mês de agosto, a caravana já passou por Recife. Após a estadia na capital potiguar, a equipe da Scania está, neste momento, em solo cearense, apresentando seus produtos em Fortaleza. Logo após, o evento terá edições em São Luís, no dia 13, Belém, em 15 de agosto, e Palmas, uma semana depois. Ainda estão previstas edições da Scania Experience Ônibus em Campo Grande, Cuiabá, Porto Velho e Londrina (PR), chegando ao seu final em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, em 3 de outubro.
Por Andreivny Ferreira, Iury Mello e Alex Azevedo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.