O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município de Natal (Seturn) divulgou dados sobre a quantidade de assaltos aos ônibus na capital potiguar. Segundo os números fornecidos, a ocorrência de crimes entre janeiro de julho de 2013 corresponde a 251% das ocorrências do mesmo período do ano passado. Em agosto, a situação é ainda pior.
De acordo com os dados do Seturn, foram 407 assaltos entre janeiro e julho, mas, somente nos primeiros dias de agosto, já foram contabilizados 20 assaltos, o que resulta em 427 crimes em 2013. Em todo o mês de agosto de 2012, foram 23 assaltos, com 185 o oitavo mês do ano.
Somente em junho deste ano, foram contabilizados 102 assaltos a ônibus em Natal, enquanto no mesmo período de 2012, foram 29 casos.
PM quer reforçar efetivo: A Polícia Militar do Rio Grande do Norte reforçou o policiamento com barreiras itinerantes — entre 100 e 200 policiais, entre oficiais e praças —, e dez viaturas desde o último dia 05 para coibir as ações especialmente contra motoristas e usuários do sistema de transporte coletivo.
Desde a última segunda-feira, o Comando da PM-RN convocou policiais que estão de folga para atuar nesse reforço do policiamento. Procurado para falar sobre as estratégias e custo dessas operações, o comandante geral da PM, Coronel Francisco Araújo, disse que o dinheiro será de um convênio a ser assinado com o Departamento Estadual de Trânsito.
Em função disso, as barreiras itinerantes terão como foco não apenas coibir os assaltos aos usuários, mas verificação de situação de documentação dos veículos e testes de bafômetro.
Quanto ao detalhamento dos custos dessas operações e eventuais dívidas, o comandante restringiu-se a falar que ainda estavam trabalhando para obter os dados.
Mas fontes ligadas à Secretaria de Segurança Pública afirmam que a Polícia Militar tem ainda dívidas de diárias acumuladas desde fevereiro deste ano, que somam R$ 900 mil.
Fonte: Tribuna do Norte