Buracos atrapalham trânsito e ameaçam segurança dos motoristas nas marginais da BR 101

A interdição da BR-101 realizada no último sábado (27) no trecho entre o Natal Shopping e o Posto Planalto vem aumentando significativamente o fluxo de veículos nas ruas de Candelária e nas imediações do Bairro Latino. Devido à realização de obras de ampliação da infraestrutura de esgotamento sanitário, o trânsito no local passou por mudanças que devem se estender até o dia 16 de agosto, de acordo com estimativas da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).
A reportagem do Jornal de Hoje percorreu na manhã desta segunda-feira as rotas alternativas estipuladas pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) com o intuito de avaliar a sinalização e o estado de conservação das ruas. Os principais desvios estabelecidos pela secretaria compreendem a rua Ataulfo Alves (lateral do Posto Planalto), a rua Frei Coimbra (Praça dos Eucaliptos, atrás do shopping) e a avenida das Brancas Dunas (lateral direita do Natal Shopping), que dá acesso à marginal da BR-101 depois do trecho interditado. Por volta das 10h, era possível observar fiscais de trânsito tapando buracos na interseção da rua Frei Coimbra com a avenida das Brancas Dunas, na lateral direita do Natal Shopping.
s buracos ameaçavam a segurança dos motoristas e tornavam o trânsito mais lento, tendo em vista que a rota passou a ser adotada por todos os ônibus que passavam pelas paradas do Natal Shopping e Carrefour, inclusive os veículos de transporte intermunicipal. “O buraco estava muito fundo, causando lentidão no trecho e apreensão dos condutores. Pedimos ajuda aos moradores e estamos tapando, mas com essas chuvas frequentes isso acaba sendo só uma medida paliativa”, observa o fiscal de trânsito Edilson Oliveira.
Apesar dos buracos, a sinalização nas ruas é intensa, com diversas placas de desvio, cones e manilhas espalhadas em vários pontos próximos ao trecho interditado. A presença de muitas viaturas com fiscais da Semob também chama a atenção de quem passa pela região. O fiscal Carlos Neves declara que o trânsito segue dentro da normalidade, com algumas variações de fluxo dentro dos horários de maior movimento. “De sábado para cá não registramos nenhuma ocorrência de acidentes ou infrações. Por se tratarem de vias de fluxo rápido, os motoristas não têm feito reclamações. No máximo, orientamos uma ou outra pessoa que não estava informado a respeito das mudanças e não sabe que caminho percorrer”, comenta Carlos.
A comerciante Tereza Cristina Gomes, que trabalha numa lanchonete por trás do Natal Shopping, conta que no final da manhã do último sábado, por volta das 11h, uma fila quilométrica de carros tomava a avenida Brancas Dunas.  “Os fiscais estavam até pedindo aos motoristas para não deixarem os carros estacionados junto aos canteiros, para deixar a rua livre”, diz Cristina. De acordo com ela, o trânsito já era intenso antes do bloqueio, principalmente no começo do dia, horário do almoço e final da tarde. “Agora com essas mudanças a situação piorou, mas nada que não estivesse dentro do esperado”, pondera a comerciante.
Durante o período de interdição, os pontos de ônibus e paradas de transporte intermunicipal funcionam temporariamente na lateral direita do Natal Shopping e nas imediações do Carrefour. As rotas alternativas deverão ser mantidas durante os próximos 20 dias. Outra interdição está prevista para a segunda fase da obra da Caern, a partir do dia 17 de agosto. Esta última deverá abranger da interseção da BR-101 com a rua Senador Ferreira Souza até a interseção com a rua Desembargador Túlio Bezerra de Melo. A expectativa da Semob é liberar o tráfego nas vias afetadas à medida que cada trecho da obra for sendo concluído.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.