Engarrafamentos: SEMOB resgata projeto do BRT e Governo promete mais obras estruturantes

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana reconhece que as perdas do natalense com os engarrafamentos são muito grandes. Contudo, reforça que ações estão sendo pensadas para diminuir estes prejuízos. Nesta semana, técnicos da pasta estiveram em Brasília pleiteando o investimento do Governo Federal em novas obras de mobilidade urbana. Entre elas, o BRT (Bus Rapid Transit), modelo de transporte coletivo que, com faixas de circulação exclusivas, estações e ônibus de alta qualidade, busca a eficiência de um sistema de metrô com a simplicidade do transporte com ônibus.
“Nós sabemos que há uma perda sócio econômica muito grande. Tanto que temos trabalhado constantemente, buscando novos projetos para diminuir os prejuízos econômicos da melhor maneira possível”, ressaltou o secretário adjunto de Mobilidade, Walter Pedro. A partir de um estudo desenvolvido em São Paulo, o Novo Jornal mostrou que, de 1º de janeiro deste ano até o último domingo, 21, as perdas dos natalenses nos engarrafamentos já somava R$ 106,524 milhões, com previsão de chegar aos R$ 195 milhões até o final do ano.
O projeto para a implantação do BRT, uma das armas do município contra a lentidão no trânsito, é estimado em R$ 97 milhões. O modelo já é usado em várias grandes cidades brasileiras, como Curitiba, Goiânia e São Paulo. Bogotá, na Colômbia, é uma das pioneiras do sistema.
Em Natal, a linha deve ligar a Zona Norte à Zona Sul, passando pelas avenidas das Fronteiras, Tomaz Landim, Felizardo Moura, Bernardo Vieira, Salgado Filho e Roberto Freire, com a volta prevista pela Via Costeira.
Walter Pedro explicou que o grande diferencial deste modelo é que os usuários compram suas passagens nas estações, acabando com as filas nas entradas dos ônibus. O modelo usará ao todo 60 veículos, alguns deles biarticulados. A expectativa é que sejam transportados 110 mil passageiros todos os dias.
A SEMOB ainda não tem muitos detalhes sobre o projeto. Sabe-se que no modelo de BRT, os ônibus trafegam em canaletas específicas ou em vias elevadas e a capacidade de transporte de passageiros é similar a de um sistema de veículo leve sobre trilhos (VLT). O BRT, explicou Walter Pedro, substituiria as cerca de 200 linhas que hoje passam na Avenida Bernardo Vieira, integrando-se, porém, às linhas comuns que levarão as pessoas até o interior dos bairros. O preço da tarifa, garantiu o secretário, será o mesmo nos dois modelos.
A partir do chamamento do Governo Federal, que prometeu 50 bilhões em investimentos, a Semob pleiteará R$ 230 milhões para a requalificação de várias vias com pavimentação, acessibilidade e novas paradas de ônibus. Walter explicou que não sabe quais ruas podem ser contempladas e, por isso, é impossível estimar quando a população estará se beneficiando destas mudanças.
Para dar maior celeridade ao trânsito em curto prazo, a secretaria está reprogramando os semáforos das principais vias da cidade. “A partir do número de veículos, nós vamos fazendo modificações para o transito andar da melhor maneira possível”, afirmou. No momento, estão sendo modificados os tempos dos sinais da Avenida Prudente de Morais. Na próxima semana, é a vez das avenidas Hermes da Fonseca e Salgado Filho.
Necessidade de priorizar o transporte de massa: “Natal é vítima, como as médias e grande cidades, de uma política macro econômica equivocada, em que o transporte privado é priorizado em detrimento do transporte público”. A avaliação é do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Rogério Marinho, para quem a solução dos problemas de lentidão vai além das obras de mobilidade urbana.
“Por mais que sejam realizadas obras públicas, sistemas binários e passagens de níveis, pelo nível de carros incorporados à nossa frota todos os anos, esta conta nunca vai fechar”, afirmou. Marinho defende que o governo invista e priorize o transporte público em massa de qualidade, com sistemas como o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) e integração entre trens e ônibus.
O secretário destaca ainda que havia uma expectativa muito grande com relação ao legado de mobilidade urbana que a Copa do Mundo de Futebol deixaria para Natal. Contudo, diante de problemas na gestão anterior para conceber os projetos e conseguir viabilizá-los, os ganhos da cidade serão bem mais tímidos que o esperado. No que se refere a obras do Governo do Estado, é aguardada a conclusão das obras do Pró-Transporte, a duplicação da Moema Tinoco e da Avenida das Fronteiras, o término do prolongamento da Prudente de Morais, da customização da Roberto Freire e dos acessos ao aeroporto de São Gonçalo do Amarante.
Fonte: Novo Jornal

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