Carta do Leitor: DER/RN – Futuro ou regresso?

Estou abrindo aqui a minha roda de opinião sobre o nosso transporte metropolitano. E tratar de um assunto já debatido nas redes sociai, TV e radio local, não podemos ficar omisso dos absurdos que estão ocorrendo na minha cidade.Venho aqui através de esse renomado site opinar minha singela opinião sobre o que acho raio-X do transporte coletivo Natal e região metropolitana.
Como usuário e morador da grande Natal, venho sofrendo com os altos e baixos de uma gestão, para mim, desastrosa, do DER-RN.
Moro em Nova Parnamirim. Nossa luta começou ainda em 2008 quando foi colocado a nossa disposição às estações de transferência na primeira gestão do Prefeito, na época Carlos Eduardo, integrando das linhas de Nova Parnamirim. Com quatro meses depois no dia 01/06/2008 com o grande congestionamento de ônibus e varias matérias nas TVs locais falando sobre o assunto, a ainda STTU retirou as linhas de Nova Parnamirim das estações de transferências, prometendo em breve a sua volta. Mais precisamente no dia 17/07/2008 foi encaminhado uma solicitação da associação de moradores pedindo a ainda STTU a volta das estações para os ônibus de Nova Parnamirim; em resposta, a STTU nos falou que teria que ter uma autorização do DER-RN para tal volta e ainda no mês de Agosto de 2008 solicitamos a diretora de transporte do DER –RN, que também apenas prometeu solução. Logo depois, em 21/09/2009 já com uma nova diretora de transporte, nada de solução. Fizemos outros pedidos em 13/11/209 e 21/05/2010, já com outra nova diretoria do órgão, e mais pedidos em 03/05/2011 novamente sem resposta positiva. Depois disso, até mesmo a linha telefônica da diretoria só chamava e não atendia, fazendo com que abandonássemos nossa luta. 
Diante disso, tenho observado outra coisa até interessante: a empresa de transporte da cidade de Parnamirim, Trampolim da Vitória, amarga um sufoco na linha P (Parnamirim/Ponta Negra) com muita demanda e pouco ônibus, pois a mesma há 2 anos solicitou do órgão uma autorização para aumento de dois veículos na frota da linha P, e até hoje a Trampolim espera essa autorização que não foi atendida pelo DER, enquanto em cerca 15 os alternativos que operam a linha de São Gonçalo/Mirassol solicitaram que a linha fosse estendida ate Ponta Negra, e o DER/RN autorizou prontamente – permanecendo assim até hoje.
Eu próprio pedi explicações ao DER/RN, comparando com a situação da linha P; o órgão justificou que o pedido foi feito pelos moradores, e não pelos permissionários – por isso o pedido foi acatado. Ou seja: se os moradores de Parnamirim solicitarem o aumento da frota da linha P, talvez o DER/RN vai, também, prontamente atender. Será? Tirem suas próprias conclusões…
O transporte é publico ou exclusivo para um tipo de pessoas? A última opção aparenta a atitude do DER/RN. Sinceramente, não dá para a população confiar em um órgão desse tipo! O próprio Governo do Estado parece não trabalhar para a questão da mobilidade urbana.
Recentemente foi debatido na assembleia legislativa, um fórum de discussão sobre transporte na Grande Natal. Lá, apesar das tantas discussões, tanto o Governo do Estado quanto a SEMOB (antiga STTU) ficaram no bla, bla, bla. Na pratica o povo da Grande Natal está sofrendo e muito com a precariedade do DER/RN.
Por Gustavo Castro
Quer expor sua opinião sobre o Transporte no Rio Grande do Norte?
Nos envie seu texto! Será uma honra publicá-lo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo