O governo do estado afirmou que as obras de acesso ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante só estarão 100% concluídas em maio de 2014, ou seja, após o início da operação do terminal, previsto para abril.
Apenas um dos acessos – o que liga o aeroporto à BR-406 e, consequentemente, a Zona Norte de Natal e ao litoral Norte do estado – será entregue a tempo. O acesso sul, que passa pela BR-304, deverá ficar pronto em maio, informou o secretário de Comunicação do Estado, Edilson Braga.
As obras, porém, ainda não começaram e o prazo é considerado “apertado” pela construtora responsável, a EIT Engenharia. Haverá cerca de oito meses para a execução do serviço. “Conseguiremos construir no prazo se não houver empecilhos externos, como chuvas”, disse o diretor regional da EIT, Dorian Carlos de Melo. “Mas o nosso prazo é abril”, acrescentou.
A EIT foi convocada para realizar a obra há cerca de 30 dias, após a Queiroz Galvão, que havia vencido a licitação, ter desistido do contrato. Antes de inciar a obra, a “Queiroz” teria pedido ao governo que realinhasse os preços, mas a proposta foi rejeitada e a segunda colocada, a EIT, acabou convocada.
O secretário de Comunicação do Estado, Edilson Braga, explicou que – a partir da convocação da nova construtora – foi dado um prazo de 30 dias para que as demais participantes da licitação fizessem eventuais questionamentos. Ele não soube informar se o prazo acabou nem se o contrato com a EIT e a ordem de serviço estão assinados. Disse ainda que o secretário da Copa e presidente do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Demétrio Torres, que poderia fornecer mais detalhes, estava doente ontem e, por esse motivo, indisponível para dar entrevista.
Contrato: De acordo com o diretor da EIT, o contrato com o governo do estado já foi assinado, mas a ordem de serviço ainda é esperada. “Acreditamos que (a ordem de serviço) sairá nos próximos dias e que teremos condição de iniciar (a obra) na primeira semana de agosto”, afirmou ele. Aproximadamente 500 homens deverão trabalhar na construção. “Vão trabalhar em um turno bem mais elástico. Não vai ser um turno normal de oito horas”, disse o executivo.
Serviços preliminares, como a mobilização de equipamentos e um levantamento topográfico ainda serão necessários, antes do começo efetivo da construção.
Obras custarão R$ 73 milhões: Imprescindíveis para o ideal funcionamento do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Natal, os acessos ao terminal de cargas e passageiros ainda não tiveram as obras iniciadas. Até agora, o Departamento de Estradas de Rodagem do RN (DER/RN), responsável pela obra, concluiu o levantamento topográfico da área nos trechos que servirão de vias para chegada e saída de cargas e passageiros no que é considerado atualmente o sétimo maior aeroporto do mundo.
A chegada do maquinário que fará a remoção de terra, colocação de pavimento e capeamento asfáltico em mais de 30 quilômetros de estrada no entorno do terminal de cargas e passageiros, de acordo com a assessoria do DER/RN, foi atrasada em decorrência das chuvas que caíram no município de São Gonçalo do Amarante no mês de junho. As máquinas não chegaram, porém, porque a Queiroz Galvão analisava a rescisão contratual com o Governo do Estado. O que, de fato, ocorreu.
A expectativa era de que as obras, em si, começassem na primeira semana de junho. A Queiroz Galvão requisitou um reordenamento de preços, visto que, o contrato com o Governo do Estado havia sido assinado em 2012 e até junho deste ano, as obras não haviam iniciado. O realinhamento dos preços seria necessário, porque o Governo só conseguiu garantir os recursos para construir os acessos do aeroporto três anos após assinar o contrato com a construtora.
As obras estão orçadas em R$ 73 milhões e contemplam a construção de dois acessos, totalizando 37 quilômetros. A previsão é de que as intervenções estejam prontas em maio de 2014. O consórcio Inframérica, responsável pela gestão do terminal, se mostrou preocupado. “Não podemos operar o aeroporto sem os acessos. Esta é uma questão crítica”, disse José Antunes Sobrinho, presidente do Conselho de Administração do Consórcio Inframérica, em junho passado.
Foto: Magnus Nascimento (Tribuna do Norte)
Com informações: Tribuna do Norte