Quem precisa utilizar o transporte coletivo nos finais de semana enfrenta ainda mais problemas do que no meio da semana. O principal deles é a redução drástica nas linhas, já que no sábado os ônibus são reduzidos e no domingo eles praticamente não circulam na cidade. Os usuários do sistema não se conformam já que pagam caro por um serviço ineficaz.
José Neto é aposentado e mora no bairro Boa Vista. Ele conta que nos finais de semana, quando precisa ir ao conjunto Abolição II é obrigado a ir andando até o bairro Santo Antônio para pegar algum ônibus que faz a linha. “Não passa Boa Vista, nem Circular, nem Belo Horizonte. Eu saio a pé até o Colégio Estadual para pegar algum ônibus que vá para o Abolição II”, afirma.
Já a aposentada Edmar Cavalcante mora no conjunto Abolição III e conta o martírio que é esperar um ônibus no final de semana. “Na semana são quatro linhas que fazem o percurso para os conjuntos Abolição: Leste-Oeste, Santa Delmira, Circular e Abolição. Ainda assim eu costumo esperar em torno de 40 minutos. No final de semana só tem Circular e Leste-Oeste e a gente acaba esperando até duas horas para pegar um ônibus. Quando não dá para esperar o jeito é apelar para um táxi-lotação”, explica.
Daiane Dantas é estudante e também reclama da falta de ônibus no final de semana. “No domingo passado eu queria ir ao shopping e esperei duas horas pelo Boa Vista. Depois disso eu acabei desistindo porque estava com uma criança e não podia pegar um mototáxi. Também não podia pegar táxi porque custava R$ 15. Dessa forma, o jeito foi cancelar o passeio e voltar para casa”, relatou.
Em contato com as empresas de ônibus que operam na cidade, a equipe de reportagem do jornal O Mossoroense foi informada que as linhas são reduzidas no final de semana. A empresa Cidade do Sol, que detém a maioria das linhas em Mossoró, não opera aos domingos. Já a empresa Sideral mantém as linhas reduzidas no domingo.
Prefeitura diz que tenta negociar com empresas para resolver problema: Segundo o subsecretário municipal de Trânsito e Transportes, Marlos Rosado, a manutenção das linhas durante o final de semana é uma reivindicação do movimento Pau de Arara. “Existe essa demanda para a circulação de mais ônibus nos finais de semana, mas as empresas argumentam a falta de público para isso”, esclarece.
Marlos Rosado também comenta que as empresas estão sendo convocadas para regularizar esse ponto. “As reclamações são sobre a redução das linhas e também sobre o cumprimento dos horários. Estamos negociando sobre essa questão”, afirma o subsecretário.
O secretário municipal do Desenvolvimento Urbano, Alexandre Lopes, diz que os problemas do sistema de transporte coletivo não podem ser resolvidos todos de uma só vez. “Sabemos desse problema e estamos tentando negociar com as empresas. Estamos marcando reuniões para a resolução dessas questões”, explica o auxiliar da prefeitura.
Fonte: O Mossoroense