Aqui no UNIBUS RN, nem sempre é possível falar de coisas alegres. De vez em quando, infelizmente registramos fatos tristes envolvendo o transporte potiguar. Um deles foi o acidente da semana passada, envolvendo um ônibus e um trem, onde uma pessoa morreu. Por conta desse fato, hoje, exatamente uma semana após a fatídica colisão, mostramos a história do ônibus envolvido no acidente, em mais uma edição da coluna “Especial UNIBUS RN”.
Fabricado em 2010, o 0837 veio em um lote de 12 unidades que a Reunidas comprara naquele ano. Esse lote foi comprado conjuntamente, onde todas as empresas de Natal compraram 50 veículos naquela oportunidade. Tal compra foi apresentada em um grande evento, que ocorreu no estacionamento do antigo estádio Machadão (Futuro Arena das Dunas), em Lagoa Nova, em março de 2010.
O 0837 iniciou suas operações em abril de 2010. Desde então, sempre rodou na linha 26 (Soledade I/Ponta Negra), fazendo parte de uma grande renovação de frota que a linha ganhou naquela ocasião. Assim, os usuários da Zona Norte tinham a oportunidade de andar melhor acomodados em direção a Zona Sul de Natal.
No final de 2012, após 2 anos e meio rodando na linha 26, o nosso personagem muda de linha pela primeira vez. Com a junção das linhas 10 (Nova Natal/Ribeira), operada pela Guanabara, e 29 (Soledade II/Campus – Via Nova Descoberta), onde a Reunidas operava, a então recém-criada 10-29 (Nova Natal/Campus – Via Nova Descoberta) passa a rodar com ônibus das duas empresas. Constituindo a frota da linha, lá ia o 0837, com uma excelente conservação.
Porém, há exatamente uma semana, esse ônibus foi personagem de um trágico acidente, que ocorreu na Avenida Bernardo Vieira, em Dix-Sept Rosado – uma das mais importantes de Natal, onde é a principal ligação entre as zonas Norte e Sul.