Funcionário da CBTU afirma que motorista de ônibus foi culpado por acidente com trem

Advogados da Companhia de Trens Urbanos de Natal (CBTU) e os maquinistas que se envolveram em um acidente semana passada com um ônibus da Reunidas na avenida Bernardo Vieira prestaram depoimento hoje (15), na Delegacia Especializada em Acidentes de Veículos (Deav). De acordo com o titular da Deav, delegado Sérgio Leocádio, o funcionário da CBTU afirmou que o culpado pelo acidente que matou um estudante de 16 anos foi o motorista do ônibus.

Após prestarem depoimento, os funcionários da CBTU não quiseram falar com a imprensa a respeito do acidente. O maquinista Nilson de Jesus, o auxiliar Josadac Bernardino de Oliveira e o operador da cancela do cruzamento da avenida 9 com Bernardo Vieira, Alex Dênis Lima de Macedo, foram ouvidos pelo delegado Sérgio Leocádio.
O titular da Deav falou que no depoimento de Nilson de Jesus foi falado que o trem saiu “devagar e buzinando” da estação Padre João Maria. “Ele falou que saiu da estação buzinando e bem devagar, já que fica muito próxima do cruzamento”, disse o delegado.
Sérgio Leocádio falou ainda que Josadac Bernardino repetiu a versão de que costumeiramente os ônibus da empresa Reunidas atravessam a linha antes da trem passar e que já reclamou várias vezes do procedimento junto à empresa, através de telefone. A respeito do operador do ponto da CBTU no cruzamento, ele afirmou que baixou a cancela, mas confirmou que o sinal sonoro está quebrado.
O delegado pediu à Reunidas as imagens das duas câmeras (interna e externa) que a linha 10/29 possui, mas até agora não recebeu. As imagens fornecidas pela Prefeitura fizeram com que o delegado solicitasse novo depoimento do motorista, marcado para a quinta-feira (18).
“No primeiro depoimento, o motorista veio aqui e contou o que quis. De posse das imagens, vamos saber o porquê do procedimento tomado por ele”, disse.
Antes, na quarta-feira (17), o delegado vai ouvir a CBTU a respeito do regimento interno que dá ao maquinista a autorização de seguir viagem após acidente. O responsável pelas investigações estima que na próxima sexta-feira (19) conclua o inquérito.
Foto: Magnus Nascimento (Tribuna do Norte)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo