Acidente na linha do trem: Delegado ouvirá maquinistas nesta segunda

O delegado Sérgio Leocádio, responsável pelas investigações do acidente que vitimou o estudante Davi Teixeira, de 14 anos, na última quarta-feira (10) após colisão de um trem com um ônibus da linha 10-29  da empresa Reunidas no cruzamento da avenida Bernardo Vieira com a Coronel Estevam, irá ouvir os maquinistas do trem  e o operador da cancela na próxima segunda-feira (15).
Os depoimentos dos maquinistas Josedac de Oliveira e Nilson de Jesus, e do operador da cancela Alex Denins Lima de Macedo, que estavam marcados para ontem na Delegacia Especializada em Acidentes de Veículos (DEAV), foram adiados, segundo o delegado, por conta da parada da polícia civil, que se estendeu até a última sexta-feira.
“Ouviremos os dois e outras testemunhas na DEAV na segunda-feira de manhã. Eu não me atentei para a questão da paralisação e por conta disso não faremos esses depoimentos nesta semana”, disse. Já a perícia no ônibus e no trem será concluída pelo Instituto Técnico-Centífico de Polícia Científica (ITEP) na próxima semana.
O delegado foi, no dia seguinte ao acidente, ao local onde ocorreu a colisão e constatou que o sinalizador de passagem de trens está quebrado e por esta razão não emite o som de advertência de passagem do veículo. “Fui ao cruzamento e verifiquei que o sinal sonoro não funciona. Vamos ouvir também um dos diretores da Companhia de Trens e algum membro da prefeitura para explicar a falta de sinalização na via”, confirmou.
Vítima: O sepultamento de Davi Teixeira foi realizada na manhã do dia 11 no município de Caiçara do Rio dos Ventos após missa de corpo presente na Igreja Matriz da cidade. Davi estudava na Escola Estadual Tiradentes, localizada no Barro Vermelho. Os pais do jovem disseram que ainda estão muito abalados para procurar a justiça.
O advogado da empresa de ônibus Reunidas, Vitor Pacheco, disse que o motorista Erivan Gomes Aureliano não dará entrevista e continua a afirmar que o sinal estava aberto para ele. “Para preservar a imagem do motorista é melhor somente eu falar em nome da empresa”, argumentou.
Projeto: O secretário adjunto da Semob, Walter Pedro Silva, falou que não só a sinalização do trecho do acidente, como também  a Bernardo Vieira, será refeita. Porém essas ações só terão início com o fim do período chuvoso. “Este mês é um período complicado porque alem do desgaste natural da pista, a chuva atrapalha as obras. Durante o dia o fluxo é grande e a noite chove. Assim que tivermos condições, vamos fazer essa revisão”, disse.
Walter Pedro disse também que a Semob irá encaminhar um projeto ao governo estadual e ao Ministério das Cidades para elaboração  de algo semelhante ao que acontece em algumas cidades como Curitiba e Bogotá, conhecido como Ônibus de Trânsito Rápido, que visa viabilizar o deslocamento rápido dos passageiros por meio de estações de transferência e corredores exclusivos. De acordo com ele o projeto gira em torno de R$ 108 milhões, e se aprovado, sua implementação seria próximo ano, contemplando as avenidas Bernardo Vieira, Salgado Filho, Mário Negócio, Coronel Estevam e Rio Branco.
Fonte e foto: Tribuna do Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo