A idade média da frota de ônibus de Natal hoje varia entre 5,7 e 6 anos, de acordo com informações da Semob. De acordo com o diretor de comunicação do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (Seturn), Augusto Maranhão, a meta das empresas é de renovar pelo menos 15% da frota ao ano. Contudo, a realidade é diferente. “Isso varia de acordo com as condições financeiras das empresas”, diz.
A frota efetiva de ônibus de Natal é de 624 ônibus. Os números tem por base fiscalização realizada no mês de junho. Portanto, para que os 15% de renovação anual da frota fossem atingidos, seria preciso que 93 ônibus fossem substituídos por ano.
O diretor de comunicação do Seturn não soube informar em quanto a frota foi renovada entre 2012 e 2013, mas adiantou que a Viação Cidade do Natal, da qual é proprietário, já adquiriu cinco novos ônibus que deverão ser colocados para circular após o período de recesso escolar. “Creio que novos tempos virão. Acho que o setor de transporte, que viveu sempre em crise, deverá agora ser observado com maior atenção pelo poder público”, avalia.
Modelo: Desde 2011, Natal recebeu dois veículos considerados modelo para o país, os chamados ônibus articulados, que fazem a linha 73, que vai de Ponta Negra a Santarém. Os veículos têm capacidade para 56 passageiros sentados. Os carros são adaptados segundo os padrões previstos na Lei de Acessibilidade, datada de 2008.
Fonte: Tribuna do Norte