Durante a Transpúblico 2013, que ocorre de 3 a 5 de julho no Transamérica Expocenter, a ZF mostrará seus produtos para aplicação em transporte urbano. Além de expor sua linha de transmissões automáticas de seis marchas, a empresa também levará ao evento o eixo traseiro AV 132, aplicável principalmente em veículos grandes para corredores de ônibus.
Segundo a fabricante, o design em forma de gota do centro do eixo AV 132 permite a redução de altura do piso dos ônibus no eixo traseiro em até 40,5 centímetros, facilitando o embarque e desembarque. O AV 132 funciona como um sistema completo e, além da frenagem, traz componentes de suspensão, molas e itens de amortecimento, bem como sensores de desgaste de freios. Seu funcionamento, segundo a ZF, é silencioso.
Por sua reduzida altura em relação ao solo, o eixo AV 132 permite a não alteração da estrutura dos corredores de ônibus, resultando em economia de investimentos públicos. Ainda segundo a ZF, além de facilitar o acesso a deficientes e idosos, o eixo AV 132 é mais leve que um produto equivalente para ônibus de piso normal. Seu peso pode variar de 799 a 998 quilos.
A ZF também levará à Transpúblico suas transmissões automáticas de seis marchas nas versões Ecomat e Ecolife (na foto acima), equipadas com software capaz de reconhecer a topografia e peso transportado, o que resulta na seleção da marcha mais apropriada a cada momento durante o trajeto.
Com retardador hidráulico primário, elas auxiliam na redução de velocidade do veículo, poupam os freios e reduzem a emissão de fuligem proveniente de lonas e pastilhas.
Fonte e foto: Automotive Business