A minha maior paixão dentro do mundo dos ônibus é com certeza (depois de andar de ônibus, claro) ver desenhos deles e consequentemente desenhá-los também. Fazer pinturas, administrar frotas virtuais, enfim, existem muitas possibilidades quando se tem um desenho de ônibus na mão, ou melhor, no computador. Na última semana fiz uma pesquisa em meu acervo e acabei me dando conta da importância que esses desenhos têm, bem como de um autor em especial.
É fácil encontrar um desenho dele pela internet. Seus desenhos têm como principais características a qualidade das texturas e a grande fidelidade com o modelo real que serviu de inspiração para o desenho. Sua arte é tão útil que hoje também serve como molde para criação de ônibus virtuais dentro de simuladores. Já sabem de que estou falando? Se sim ou se não, estou falando de Mailson Amancio Pereira.
Meu primeiro contato com o mundo dos ônibus foi através de seus desenhos, e tenho certeza que eles foram decisivos para que eu me encontrasse onde estou agora. Nos primórdios da minha caminhada enquanto admirador de ônibus, me lembro de investir muitas horas na busca por desenhos dele pela internet. No começo eles não tinham tanto refinamento quanto hoje, mas para mim eram absolutamente reais.
As obras de arte que ele traz ao mundo fazem parte da cultura nacional dos admiradores de ônibus. Eu duvido que haja sequer um busólogo que não tenha um desenho de dele no computador. Eu diria até que os desenhos de ônibus são responsáveis por manter certo dinamismo no meio. Sem eles, admirar e estudar os veículos seria bem mais sem graça.
É lógico que existem outros excelentes autores, e que embora não os tenha citado aqui, reconheço seus valores. Mas o Maison Amancio fez uma verdadeira escola de desenhos virtuais. Sua contribuição para a busologia nacional é incalculável, pois envolve muitos sentimentos abstratos. Eu, por exemplo, grande admirador da Viação Riograndense, que faliu no ano passado, posso ainda contemplar seus veículos e sua eterna pintura na tela de meu computador, inclusive em ônibus que ela nunca teve.
O objetivo desse texto não é homenagear esse grande autor, mas somente reconhecer a honrosa tarefa de desenhar ônibus. E se ele tiver a oportunidade de ler esse texto, quero que ele saiba que seu trabalho é de muita importância para todos os que amam os ônibus. E agora, só resta dizer: Mailson, muito obrigado!
Passe-Livre: A vereadora Amanda Gurgel (PSTU) deve encaminhar uma proposta de Passe-Livre para apreciação na Câmara Municipal visando beneficiar estudantes e desempregados no transporte público de Natal. Seria lindo se não fosse tão complicado. O custeio do benefício seria de responsabilidade das próprias empresas de ônibus e da Prefeitura. No nosso atual contexto acho a proposta descabida. A conferir!
Olha a Mercedes-Benz inovando: Fiquei muito feliz em saber do lançamento dos chassis OF-1721L/59 e OF-1724L/59. Ambos possuem suspensão pneumática, sistema que eu defendo amplamente. Tais novidades quebram minha antipatia pela marca alemã, mas, resta saber se os empresários que têm empresas em Natal, que geralmente são tímidos em investimentos em tecnologia, vão aderir às novidades.
Por Rossano Varela